cidade são pedro ★ ★ ★ ★ ★ Tão grande que tem nome de cidade ★ ★ ★ ★ ★
super-banner-sp

Sem Educação Não Há Solução IV

professor-nelson-nunesInfância e Juventude em sinuca de bico!

Sinuca de bico é a pessoa estar em uma situação de extrema dificuldade.

O que se nota na escola das crianças é uma péssima qualidade da alfabetização. As crianças do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental tem mais dificuldades de ler, escrever ou fazer contas. Muitos vão passando de ano com muitas deficiências. Nas escolas praticamente não se faz chamada oral para verificar a oralidade e a compreensão dos alunos. Aulas práticas de iniciação as ciências da natureza deixam a desejar. As crianças não leem o necessário do que decorre a pobreza de vocabulário.

Chegam no ensino médio sofrem com o volume de conteúdo. Leituras obrigatórias, cálculos da matemática, física ou química provocam verdadeiro pânico nos alunos e até em certos professores. O Inglês ou Espanhol acontece a mesma coisa. Os jovens não conseguem escrever uma frase em inglês com a devida correção. Quais as causas de toda essa polêmica?

- Alunos mal alfabetizados, com dificuldades enormes sobre a escrita ou a falta correta.
- Falta de aulas práticas de ciência, oratória, caligrafia.
- Excesso de aulas vagas, isto é, o professor faltou e os alunos ficam no “ti ti ti” de mediocridade nos páteos, salas de aula, biblioteca...

Em geral a carga horária dos alunos é da ordem de 25 aulas/semana. Com a falta de professores os alunos perdem cerca de 5 aulas/semana. Assim há uma perda de 20% das aulas que deveriam ser dadas.

Isto quando não há greves.

Um outro aspecto a ser considerado é o número de alunos na sala de aula. Há salas com até 50 alunos, o que é um ambiente próprio para pouca aprendizagem. As famílias precisam ficar alertas pois se os pais ficam calados, sem procurar saber como é a classe do seu filho, não têm condições de avaliar melhor o desempenho dos filhos. Façam um teste em casa. Peçam para o estudante ler um pequeno texto em voz alta, ou fazer uma continha simples ou mesmo um ditado. Mas os problemas não param por aqui. Há problemas também no ensino superior. Por exemplo tem aluno formado em direito que não consegue passar na prova da OAB. Tem professor que não passa no concurso para o magistério, médicos despreparados,... durma-se com um barulho desses.

Moral da história: temos falta de vários profissionais em parece que a solução ainda não começou.

No próximo texto, o V, falaremos sobre o Colégio de Aplicações como uma ótima estratégia para melhorar e muito a problemática Educacional. Um abraço a todos

Professor Nelson é mestre em Saúde Pública pela USP e morador da Fazendinha

☟ Última Edição - Versão Digital ☟
Banner San Supermercados
Banner Japauto
Banner O Boticário
Colunistas

Eu moro na Cidade São Pedro

Dona Iraci "Índia"

Dona Iraci "Índia"

"Fui uma das primeiras moradoras, só tinha eu, o Zé do Chapéu e o seu Orlando, estou aqui fazem 35 anos"

Dona Nice

Dona Nice

"Cheguei aqui faz 31 anos, lavei roupa várias vezes na bica, em frente ao Paulo Botelho, o bairro era bem morto".

Mais Notícias
Apoio
Banner San Supermercados
Banner O Boticário
Banner Japauto