Entretenimento

Secretaria de Cultura e Turismo promove Censo Cultural para mapear os artistas da cidade

cultura-santana-de-parnaibaA Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, está realizando o Censo Cultural 2015. O Censo é uma ferramenta de pesquisa que servirá para mapear os profissionais das artes visuais, artesanato, fotografia, dança, teatro, literatura, culinária, entre outras.

O Censo Cultural é importante para que sejam identificados quem são os artistas da cidade. Com esses dados fica mais fácil para a Prefeitura visualizar as manifestações, festas, eventos, práticas e atividades artísticas e culturais, possibilitando à gestão pública mapear, quantificar e planejar ações culturais no munícipio.

A pesquisa online pode ser respondida no site da prefeitura ou ser realizada presencialmente na Secretaria de Cultura e Turismo. Caso o interessado em participar não tenha acesso à internet ou tenha dificuldade de se locomover até a secretaria, ele também pode ligar para o número 4622-8700.

Site: www.santanadeparnaiba.sp.gov.br
Endereço: Largo da Matriz, 63 – Centro Histórico

Créditos
Texto: Cintia Almeida MTB nº 76.413/SP

Add a comment

Banda da Guarda Municipal oferece curso gratuito de música

Banda da Guarda Municipal oferece curso gratuito de música

A Banda da Guarda Municipal Comunitária de Santana de Parnaíba, está promovendo aulas de música gratuitas para munícipes a partir de sete anos de idade. Essas aulas fazem parte do projeto “Banda Mais Comunidade”, que visa a interação entre a GMC e a sociedade parnaibana, por meio da música.

No ato da inscrição os alunos escolhem o tipo de instrumento que desejam aprender, como, bateria, guitarra, sax, teclado, violino, violão, entre outros. Ao iniciar o curso os alunos recebem uma apostila de teoria musical e exercícios; não é necessário ter nenhum tipo de conhecimento prévio em música, porém é necessário ter no mínimo uma frequência de 75% no curso, já que a procura pelas aulas é muito grande.

Os alunos não precisam possuir os instrumentos, pois são todos oferecidos pela banda para utilização durante as aulas.

A banda da GMC de Santana de Parnaíba é regida pelo Inspetor e Maestro Cleiton Borges, que tem formação em música e pós-graduação em história da música brasileira. Para o Inspetor, além de manter viva a cultura musical de banda marcial na cidade, a música também ajuda a levar disciplina aos alunos. E ele lembra que todos os professores da banda são formados em diversas áreas, o que ajuda muito nas aulas.

Ao final do curso os professores montam uma peça para que os alunos se apresentem e mostrem os conhecimentos que adquiriram e a evolução que tiveram ao longo do semestre. Após o término de seis módulos é possível receber o certificado de instrumentista.

As aulas com 50 minutos de duração cada são gratuitas e acontecem todas as terças-feiras na base da banda da GMC no Jardim São Luís, mas já existe um estudo para que o projeto seja levado para outros bairros da cidade.

As inscrições podem ser feitas por meio de uma ficha online disponível na página da banda no Facebook. Mais informações e outras formas de inscrição entrem em contato no 4154-2748.


Créditos
Texto: Cintia Almeida MTB nº 76.413/SP
Fotos: Sandro Almeida

Add a comment

Santana de Parnaíba celebra neste sábado, 10/05, tradicional Festa do Cururuquara

A Festa do Cururuquara terá início às 17horas com diversas atrações e espera receber público de diversas regiõesA Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza neste sábado, 10/05, a partir das 17 horas, tradicional Festa do Cururuquara. Em sua 127ª edição, o evento visa o resgate histórico-cultural e seu principal objetivo é comemorar a abolição da escravatura no Brasil, que ocorreu em 13 de maio de 1888, por meio da Lei Áurea.

Atualmente os descendentes dos ex-escravos – todos moradores do bairro – promovem a festa que inicia às 17 horas com a Reza Cabocla. Em seguida, às 18 horas, os devotos saem em procissão em louvor a São Benedito (protetor dos escravos) e a Nossa Senhora do Carmo. Após a procissão, uma missa é realizada. Em seguida ocorre à apresentação do tradicional Samba de Bumbo. Confira programação completa no quadro abaixo.

É importante ressaltar que o acesso ao Cururuquara é pelo Km 40,5 da Rodovia Castello Branco, sentido interior/capital, após o Castelinho da Pamonha, próximo à passarela de pedestres.

Surgimento da Festa

Felizes com a assinatura da Lei Áurea, os escravos de Nhô Bueno foram até a Capela de São Benedito, conhecida como Capela das Palmeiras, para agradecer a liberdade.

De acordo com registros históricos, os negros permaneceram no local durante quatro dias, dançando, cantando e tocando samba de bumbo. Em louvor ao santo, eles plantaram quatro coqueiros em frente à capela. Desde então, os ex-escravos e seus descendentes passaram a se reunir no mesmo local, todos os anos, para lembrar a data.

Antigamente, a imagem de São Benedito permanecia por um ano na casa de um dos moradores do bairro. E, sempre no dia 13 de maio, os fiéis iam até o local onde o santo estava hospedado e o levavam até a Igreja. Depois da missa e das festividades, a imagem seguia em cortejo até a casa de outro morador.

Anos depois, começaram a ser realizadas duas procissões, que se encontravam no meio do caminho e seguiam juntas até a Igreja. Com a doação da imagem de Nossa Senhora do Carmo, no final da década de 60, uma das procissões começou a sair da Igreja de São Benedito, com a imagem da Santa, e a outra da Capelinha, com a de São Benedito.

Quando os cortejos se encontravam, acontecia uma queima de fogos e os seus integrantes retornavam juntos à Igreja, onde era realizada uma missa. Em seguida, era feito o levantamento do mastro, tradicionalmente socado pelos festeiros, por acreditarem que o ato traz bons fluídos. Essa tradição mantém-se até os dias de hoje, sendo repetida na Festa do Cururuquara, todos os anos.

Mais tarde, foram incluídos na festa os violeiros, assim como o leilão de prendas e a quermesse. Com o dinheiro arrecadado nas festas foi construída a Igreja atrás da centenária Capela de São Benedito, no final da década de 60.

Programação completa

Horário

Atividade

17h00

Reza cabocla

18h00

Procissão

19h00

19h50

Missa

Levantamento do Mastro

20h00

Bumbos do Cururuquara

20h30

21h30

22h30

Samba do Cururuquara

Programação da Igreja

Apresentação de Samba de Bumbo

 

Fotos: Marcio Koch
Texto: Cintia Almeida MTB nº 76.413/SP

 

 

Add a comment

Exposição de Percival Tirapeli na casa 80 termina em fevereiro

exposicao casa 80

Os moradores e visitantes têm até o dia 28 de fevereiro para conferirem a exposição “Percival Tirapeli”, sob a curadoria do arquiteto Rafael Schunk, na Casa 80. São 23 quadros expostos, além de alguns livros que contém os traços de Tirapeli, com imagens sobre a cidade de São Paulo e festas religiosas, que retratam a paixão do artista pela arte barroca do país, por meio da sua arte de figuras abstratas a imagens de anjos da mitologia grega.

Outras obras de importantes artistas como, como Aleijadinho e Veiga Valle, mestres do barroco nacional, também estão expostas no local. As obras contam um pouco da história brasileira, desde o período colonial e sua evolução com o passar dos anos, até os dias atuais.

Vale lembrar que a Casa 80 está localizada no Largo São Bento, ao lado do Restaurante Emprestado e a entrada é gratuita. Os interessados em obter mais informações, devem entrar em contato na Secretaria de Cultura, no telefone (11) 4622-8700.

Créditos:
Fotos: Marcio Koch
Texto: Renato Menezes MTB nº 54.101

 

Add a comment

Igreja Matriz Sant`Anna recebe neste sábado (10/08) “Projeto Música é Cultura”

santana de parnaiba Projeto Música é CulturaA Igreja Matriz Sant´Anna será palco neste sábado (10/08), a partir das 20 horas, da apresentação musical do Maestro Gabriel Dias Garcia. A apresentação faz parte do “Projeto Música é Cultura”, desenvolvido pela Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O projeto, que havia sido interrompido há mais de 10 anos, trará uma vez por mês, sempre no sábado, na Igreja Matriz, apresentações de músicas instrumentais, líricas e coral, com repertório clássico e erudito.

Abrindo a programação, o pianista, morador de Santana de Parnaíba e atualmente coralista no Coro da Câmara da UNESP, trará um repertório variado. No programa, músicas de Frédéric Chopin, Mozart e Beethoven, entre outros.


O Maestro

Formado em Regência pelo Instituto de Artes – UNESP, Gabriel Dias Garcia estudou piano erudito no Conservatório Souza Lima. Sua experiência inclui Master Class em diversos Festivais de Música, recitais de piano e música de câmara, além de ter atuado como regente da Camerata clássica do festival de Poços de Caldas em 2010, 2011 e 2013, como regente da orquestra acadêmica da UNESP em 2012 e da orquestra sinfônica do festival Eleazar de Carvalho em Fortaleza.

Créditos:
Texto: Regiane Castanon MTB nº46. 780
Fotos: Divulgação

Add a comment

Santana de Parnaiba “Projeto Música na Praça” apresenta programação diversificada em agosto

Santana de Parnaiba “Projeto Música na Praça” apresenta programação diversificada em agosto

“Projeto Música na Praça”programação mês de agostoA Prefeitura de Santana de Parnaíba já fechou a programação do mês de agosto do Projeto Música na Praça, que é organizado por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Todos os domingos, às 15h, uma programação musical diferente será apresentada, tendo como palco o Coreto Maestro Bilo. As atrações estão variadas e irão atender os mais diferentes gostos musicais (confira a programação completa no quadro abaixo).

Abrindo a programação, no dia (04/08), o cantor Giba trará o melhor do MPB (Música Popular Brasileira), além do rock popular nacional. No domingo seguinte, (11/08), o ritmo do samba pede passagem com a banda Sambalanço.

Já no dia 18/08, a cantora Sandra Santos e Banda S/A Show cantarão e encantarão os presentes tocando vários ritmos musicais. E fechando o mês, no dia 25/08, o Grupo Quarta Feira de Cinzas sobe ao palco para cantar músicas brasileiras com origem afro e folclóricas.

Vale lembrar que, no mesmo horário das apresentações, acontece a tradicional Feira de Artes e Artesanato e a Praça de Alimentação, ambas na Praça Quatorze de Novembro.

Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Promoção e Divulgação de Eventos Musicais, pelo telefone 4154-5666.


Confira a programação completa de Agosto

Dia

Horário

Atração

Gênero

04/08

15h00

Cantor Giba

MPB e Rock

11/08

15h00

Sambalanço

Samba

18/08

15h00

Sandra Santos e Banda S/A Show

Eclético

25/08

15h00

Grupo 4ª Feria de Cinzas

Música Brasileira com Origem Afro/Folclóricas

 

Créditos:
Texto: Renato Menezes MTB nº 54.101
Foto: Sávio Barletta

Add a comment

Cine Teatro Coronel Raymundo apresenta atrações para todas as idades nos dias 27 e 28 de julho

cine teatro coronel raimundo casamento enforcadoEncerrando a programação do mês de julho, o Cine Teatro Coronel Raymundo – espaço cultural mantido pela Prefeitura do município de Santana de Parnaíba – apresenta, neste final de semana (27 e 28/07), atrações para todas as idades, que estão inseridas na programação especial em comemoração ao Dia de Santa Ana, padroeira da cidade.

No sábado, 27, a partir das 14 horas, a criançada terá a oportunidade de participar da “Oficina para Crianças Trovadores Urbanos”. Destinada às crianças de 07 a 14 anos, a atividade - interativa e lúdica - é um exercício que tem o efeito de aproximar pessoas. O seu repertório remete às recordações. Ao cantar, a idéia é resgatar a memória musical afetiva do público participante, com canções que embalaram a infância de várias gerações, como “Se esta rua fosse minha”; “Boi da Cara Preta”; “Noite Feliz”; “Capelinha de melão”; “Carinhoso”; “Meu limão, meu limoeiro”; entre outras.

Já no domingo, 28, às 20 horas, o público a partir de 12 anos de idade poderá conferir a montagem “O casamento forçado” da Realce Produções Culturais. Baseado no original do dramaturgo francês Molière, a trama se passa a partir do simples esboço de um tema cômico, de uma consulta sobre os prazeres e os perigos do casamento, por parte do personagem principal Sganarello, que por volta dos 50 anos, ainda solteiro, resolve se casar. A escolhida é uma jovem esperta e mercenária, decidida a aplicar um golpe no futuro marido. Este por sua vez, indeciso e quase neurótico por prever traições na sua vida de casado, parte para um vai e vem de divertidas consultas em busca de conselhos com alguns profissionais como, um filósofo, um cientista e uma cigana.

O Cine Teatro Coronel Raymundo, está localizado na Rua Suzana Dias, 300, no Centro Histórico. Mais informações podem ser obtidas no teatro pelo telefone 4154-4447.


Créditos:
Fotos: Divulgação

 

Continue lendo...

Festa da Padroeira de Santana de Parnaíba terá Trio Bravana, Trovadores Urbanos, Marcos e Mancini e várias atrações

Repartições públicas estarão fechadas nesta sexta-feira, 26/07, em decorrência ao Feriado da Padroeira de Santana de Parnaíba

Comemorações da festa da Padroeira de Santana de Parnaíba começam na próxima sexta-feira (26/07)

Add a comment

Festa da Padroeira de Santana de Parnaíba terá Trio Bravana, Trovadores Urbanos, Marcos e Mancini e várias atrações

festa da paroeira de santana de parnaiba marcos e manciniA festa da padroeira de Santana de Parnaíba que terá início nesta sexta-feira, 26/07, contará ainda com apresentação da dupla “Pedro e Maciel”, da “Banda Ministério Canção da Uidade”, missas, procissão, quermesse e Música na Praça edição especial com “Nega Jô” e “Recording in Times”

Santana de Parnaíba comemora nesta sexta-feira (26/07), o Dia de Santa Ana, a padroeira da cidade e, para celebrar a data, a Prefeitura, juntamente com a Paróquia de Santa Ana, programou uma série de atividades culturais e religiosas que serão realizadas de 26 a 28 de julho, (confira a programação completa no final da matéria).

As homenagens à Santa Ana – avó de Jesus Cristo – começam bem cedo, às 6 horas, com a Alvorada, comandada pela Banda da Guarda Municipal Comunitária (GMC) de Santana de Parnaíba, pelas ruas do Centro Histórico seguida de Retreta, a partir das 11 horas, na Praça 14 de novembro, local onde estará montada a Quermesse, com suas barracas de comidas típicas.

Mais tarde, às 14 horas, acontece no Coreto Maestro Bilo, uma edição especial do projeto Música na Praça, com a apresentação musical da banda “Nega Jô”, cujo repertório vai desde os clássicos até os novos temas da música brasileira e internacional.

Também acontecerão, na data, duas missas na Igreja Matriz em louvor à Padroeira. A primeira, às 10h, e a última, às 16h30, seguida de uma procissão pelas ruas do Centro Histórico. E as comemorações do dia se encerram com um grande show musical com o Trio Bravana, a partir das 20 horas.

Da cidade de Americana, o grupo trará à Santana de Parnaíba, o novo conceito da música sertaneja: o pop sertanejo. No repertório músicas como “Mãe, tô na balada”, “3 amigos”, “Me chama para beber”, “No parara sem Parar” e “Quem tá apaixonado aí?”.

No sábado (27/07), a festa da pradroeira de Santana de Parnaíba continua a partir das 14 horas com a realização de uma Oficina para crianças Trovadores Urbanos, no Cine Teatro Coronel Raymundo, localizado na Rua Suzana Dias, 300, Centro Histórico. Logo mais, às 17 horas, no palco montado na Praça da Bandeira, será a vez do grupo Trovadores Urbanos encantar o público presente com sua turnê Luz. Reconhecido nacional e internacionalmente como os Seresteiros do Brasil, o grupo vocal fará um passeio pelo vasto repertório de canções que marcaram a música popular brasileiro.

Ás 19 horas, a programação cultural dá uma parada, para a realização da Missa na Igreja Matriz. Finalizada a missa, a Banda Ministério Canção da Unidade subirá ao palco montado na Praça da Bandeira, às 20 horas. E ás 21 horas, será a vez de o público curtir a apresentação musical da dupla sertaneja “Pedro e Maciel”, também na Praça da Bandeira.

Finalizando a programação especial em louvor a padroeira Santa Ana, no dia 28/07, serão realizadas duas missas, às 11 horas e às 18h30; a Quermesse, a partir das 12 horas; além da apresentação da banda Recording in Times, cantando o melhor dos anos 60 e 70 dentro do Projeto Música na Praça no Coreto Maestro Bilo, a partir das 15 horas.

Às 21 horas, a dupla natural de Abatia, interior paranaense, “Marcos e Mancini” sobe ao palco, cantando seus sucessos como “Fusquinha do papai”, “Vai ocê mesmo”, “Príncipe e Cinderela” e “Chega de sofrer chega de chorar”.


Programação Completa

24 de julho (quarta-feira)
19 horas - Missa na Igreja Matriz


25 de julho (quinta-feira)
19 horas – Missa na Igreja Matriz
Quermesse na Praça 14 de Novembro


26 de julho (sexta-feira)
06 horas - Alvorada pelas ruas do Centro Histórico (Banda da Guarda Municipal Comunitária de Santana de Parnaíba)

10 horas - Missa na Igreja Matriz

11 horas - Retreta com a Banda da Guarda Municipal Comunitária na Praça 14 de Novembro

11 horas – Quermesse na Praça 14 de Novembro

14 horas – Música na Praça – edição especial “Nega Jô” no Coreto Maestro Bilo

16h30 – Missa na Igreja Matriz, seguida de Procissão pelas ruas do Centro Histórico

20 horas – Grande Show Musical com “Trio Bravana”

22 horas – Show Pirotécnico


27 de julho (sábado)
14 horas – Oficina para crianças “Trovadores Urbanos” no Cine Teatro Coronel Raymundo

17 horas – Show musical “Trovadores Urbanos” na Praça da Bandeira

18 horas – Quermesse na Praça 14 de Novembro

19 horas – Missa na Igreja Matriz

20 horas – Show Musical “Banda Ministério Canção da Unidade” na Praça da Bandeira

21 horas – Show Musical “Pedro e Maciel” na Praça da Bandeira

 

28 de julho (domingo)

11 horas – Missa na Igreja Matriz

12 horas – Quermesse na Praça 14 de Novembro

15 horas – Música na Praça com “Recording in Times” no Coreto Maestro Bilo

18 h30 – Missa na Igreja Matriz

21 horas – Show Musical com a dupla sertaneja “Marcos e Mancini”


Créditos:
Fotos: Roberto Andrade

 

Continue lendo...

Cine Teatro Coronel Raymundo apresenta atrações para todas as idades nos dias 27 e 28 de julho

Repartições públicas estarão fechadas nesta sexta-feira, 26/07, em decorrência ao Feriado da Padroeira de Santana de Parnaíba

Comemorações da festa da Padroeira de Santana de Parnaíba começam na próxima sexta-feira (26/07)

 

Add a comment

Comemorações da festa da Padroeira de Santana de Parnaíba começam na próxima sexta-feira (26/07)

santana de parnaiba festa da padroeira 2013A festa conta a tradicional procissão pelas Ruas do Centro Histórico, onde féis entoando orações e cânticos carregam as imagens de Santa Ana e São Joaquim

Na próxima sexta-feira (26/07), Santana de Parnaíba comemora o Dia de Santa Ana, a padroeira da cidade. E, para celebrar a data, a Prefeitura, juntamente com a Paróquia de Santa Ana, programou uma série de atividades culturais e religiosas que serão realizadas de 26 a 28 de julho, (confira a programação completa no final da matéria).

No dia 26, as homenagens à Santa Ana – avó de Jesus Cristo – começam bem cedo, às 6 horas, com a Alvorada, comandada pela Banda da Guarda Municipal Comunitária (GMC) de Santana de Parnaíba, pelas ruas do Centro Histórico seguida de Retreta, a partir das 11 horas, na Praça 14 de novembro, local onde estará montada a Quermesse, com suas barracas de comidas típicas.

Nesta mesma data, às 14 horas, acontece no Coreto Maestro Bilo, uma edição especial do projeto Música na Praça, com a apresentação musical da banda Nega Jô, cujo repertório vai desde os clássicos até os novos temas da música brasileira e internacional.

Também acontecerão, na data, duas missas na Igreja Matriz em louvor à Padroeira. A primeira, às 10h, e a última, às 16h30, seguida de uma procissão pelas ruas do Centro Histórico. E as comemorações do dia se encerram com um grande show musical, a partir das 20 horas.

No sábado, 27, a festa continua a partir das 14 horas com a realização de uma Oficina para crianças Trovadores Urbanos no Cine Teatro Coronel Raymundo, localizado na Rua Suzana Dias, 300. Logo mais, às 17 horas, no palco montado na Praça da Bandeira, será a vez do grupo Trovadores Urbanos encantar o público presente com sua turnê Luz. Reconhecido nacional e internacionalmente como os Seresteiros do Brasil, o grupo vocal fará um passeio pelo vasto repertorio de canções que marcaram a música popular brasileiro.

Ás 19 horas, a programação cultural dá uma parada, para a realização da Missa na Igreja Matriz. Finalizada a missa, a Banda Ministério Canção da Unidade subirá ao palco montado na Praça da Bandeira, às 20 horas. Já ás 21 horas, será a vez de o público curtir a apresentação musical da dupla sertaneja “Pedro e Maciel”, também na Praça da Bandeira.

Finalizando a programação especial em louvor a padroeira Santa Ana, no dia 28/07, serão realizadas duas missas, às 11 horas e às 18h30; a Quermesse, a partir das 12 horas; além da apresentação da banda Recording in Times, cantando o melhor dos anos 60 e 70 dentro do Projeto Música na Praça no Coreto Maestro Bilo, a partir das 15 horas.

Programação Completa

23 de julho (quarta-feira)
19 horas - Missa na Igreja Matriz

24 de julho (quarta-feira)
19 horas - Missa na Igreja Matriz

25 de julho (quinta-feira)
19 horas – Missa na Igreja Matriz

Quermesse na Praça 14 de Novembro

26 de julho (sexta-feira)

06 horas - Alvorada pelas ruas do Centro Histórico (Banda da Guarda Municipal Comunitária de Santana de Parnaíba)

10 horas - Missa na Igreja Matriz

11 horas - Retreta com a Banda da Guarda Municipal Comunitária na Praça 14 de Novembro

11 horas – Quermesse na Praça 14 de Novembro

14 horas – Música na Praça – edição especial “Nega Jô” no Coreto Maestro Bilo

16h30 – Missa na Igreja Matriz, seguida de Procissão pelas ruas do Centro Histórico

20 horas – Grande Show Musical

22 horas – Show Pirotécnico

27 de julho (sábado)

14 horas – Oficina para crianças “Trovadores Urbanos” no Cine Teatro Coronel Raymundo

17 horas – Show musical “Trovadores Urbanos” na Praça da Bandeira

18 horas – Quermesse na Praça 14 de Novembro

19 horas – Missa na Igreja Matriz

20 horas – Show Musical “Banda Ministério Canção da Unidade” na Praça da Bandeira

21 horas – Show Musical “Pedro e Maciel” na Praça da Bandeira

28 de julho (domingo)

11 horas – Missa na Igreja Matriz

12 horas – Quermesse na Praça 14 de Novembro

15 horas – Música na Praça com “Recording in Times” no Coreto Maestro Bilo

18 h30 – Missa na Igreja Matriz

21 horas – Show Musical na Praça da Bandeira

 

Créditos:
Fotos: Roberto Andrade

 

Continue lendo...

Festa da Padroeira de Santana de Parnaíba terá Trio Bravana, Trovadores Urbanos, Marcos e Mancini e várias atrações

Cine Teatro Coronel Raymundo apresenta atrações para todas as idades nos dias 27 e 28 de julho

Repartições públicas estarão fechadas nesta sexta-feira, 26/07, em decorrência ao Feriado da Padroeira de Santana de Parnaíba

 

Add a comment

Santana de Parnaíba promove neste domingo (30/06) o 12º Encontro de Antigomobilismo

antigomobilismo santana de parnaiba parnaibawebSantana de Parnaíba irá voltar no tempo neste domingo (30/06). Neste dia, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, irá realizar o 12º Encontro de Antigomobilismo no Centro Histórico da cidade. O evento, que acontece a partir das 8h, conta com o apoio da Federação Brasileira de Veículos Antigos e terá como clube patrono, o Pick-ups Club.

Os apreciadores de raridades automobilísticas poderão conferir uma exposição de carros com, aproximadamente, 400 veículos de diversas décadas, que vão estar expostos nas principais ruas do Centro Histórico, além das Praças 14 de Novembro e da Bandeira e dos Largos da Matriz e São Bento.

O público, que comparecer ao evento, poderá também visitar a exposição de miniaturas, que estará no Cine Teatro Coronel Raymundo, que fica na Rua Suzana Dias, 300, Centro Histórico.

O Encontro de Antigomobilismo contará, também, com um mercado de pulgas (comercialização de peças para carros antigos), que funcionará no salão paroquial, localizada atrás da igreja Matriz. Além disso, o visitante poderá se deliciar com comidas e bebidas na Praça de Alimentação, que estará montada na Rua Conde Mon Santo. E a tradicional Feira de Artes e Artesanato, que acontece todos os domingos, estará na Rua André Fernandes.

E quem gosta de música antiga vai se divertir com as atrações, que serão realizadas em um palco montado na Praça Quatorze de Novembro. Os shows programados terão início às 12h30, se estenderão até às 18h30, com a apresentação do cover do Elvis Presley, bandas de rock dos anos 50 e Classic-Rock (confira a tabela abaixo, com a programação musical completa).

Programação musical
Horário Local: Praça Quatorze de Novembro
8h ás 17h Radio Vitrola (entre os intervalos das atrações) entre os intervalos das atrações
10 às 11h Banda da Guarda Municipal Comunitária
12h30 às 14h Rock Beer
14h30 ás 16h Elvinho (Elvis Cover)
16h30 ás 17h00 Alunos do Centro Cultural Artístico Municipal
17h às 18h30 Prince of Night
   

Veja a Galeria de Fotos do Antigomobilismo

 

Créditos:
Texto: Alessandra Oliveira MTB 33.655
Fotos: Márcio Martinelli

 

 fanpage

Add a comment

Festa do Suru reúne tradição e religiosidade em Santana de Parnaíba

Em sua 100ª edição, Festa de Santo Antonio reúne tradição e religiosidade em Santana de Parnaíba

festa do suru em santana de parnaibaO último domingo, (16/06), foi marcado por devoção e louvor a Santo Antônio em Santana de Parnaíba com a 100ª edição da tradicional “Festa do Suru” em que centenas de fiéis, vindos de diversas localidades prestam suas homenagens ao ‘Santo Casamenteiro’ e também padroeiro do bairro.

Organizado pela comunidade católica em parceria com a Prefeitura, o evento ofereceu aos participantes, durante todo o dia, várias atrações, como missa, shows musicais, quermesse com bebidas e comidas típicas além de sorteio de prêmios.

A festa começou cedo, quando fiéis montados a cavalos e em charretes saíram em romaria da Igreja Matriz (Centro Histórico) até a Capela de Santo Antônio (Suru). Ao chegar no local, eles se reuniram aos fiéis e membros da comunidade que já estavam na Capela do Suru participando da missa celebrada pelo Pároco João Lúcio que após a celebração, abençoou os pãezinhos distribuídos, doados gentilmente pela padaria mais antiga da cidade, os pães simbolizam humildade e partilha.

Participante a 26 anos da cavalaria, Elísio Marques da Silva, acompanhado pela família se emocionou mais uma vez ao chegar à capela carregando o estandarte com a imagem do Santo Padroeiro do bairro em que mora.

“São 26 anos de devoção. Faço isso com o maior prazer do mundo. E, agora que chegamos aqui, vou até a casa de um colega que está doente e não pôde se reunir com a gente. Se ele não pode vir a Santo Antonio, Santo Antonio vai até ele”, brincou

A programação contou, ainda, com quermesse, comidas e bebidas típicas de festa junina, sorteios de selas e botinas além da apresentação de cantores sertanejos, “Eden Santos e banda” e “Dinho e Jorginho”.

Ganhador da primeira sela do sorteio, Neto Amorim dos Santos chegou falando que iria ganhar e, seu pensamento positivo deu certo. “Assim que eu depositei os cupons na urna eu disse que iria ganhar e não é que ganhei mesmo?”, contou o morador do bairro do Suru.

Créditos:

Fotos: Márcio Koch
Texto: Regiane Castanon MTB nº46. 780

Add a comment

Santana de Parnaíba promove a 100ª edição da Festa do Suru neste domingo (16/06)

Festa do Suru  Santana de ParnaibaO município de Santana de Parnaíba promove no próximo domingo (16/06) a tradicional Festa do Suru, que neste ano está em sua centésima edição. Na data, centenas de pessoas montadas a cavalo ou a bordo de suas charretes e carros de boi – seguem em romaria à Capela do Suru, onde acontecem as comemorações em homenagem a Santo Antônio. O evento é uma realização da Igreja Católica e conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

A programação tem início logo cedo, às 07 da manhã, com a romaria dos fiéis a pé para a Capela de Santo Antônio, onde acontecerá uma missa solene às 10h. O ponto de partida será atrás da Igreja Matriz de Santa Ana, na Praça da Bandeira. As crianças deverão estar acompanhadas por seus pais ou responsáveis.

A concentração dos cavaleiros, que participarão da segunda romaria será ás 8h, também na Praça da Bandeira. E por volta das 10h, o grupo seguirá para o Suru onde acontecerá uma grande festa com diversas atrações ao longo do dia.

A população e visitantes poderão também se divertir com as atividades que acontecerão ao lado da Capela do Suru. Serão realizados shows musicais, sorteios de brindes e estará montada também, uma praça de alimentação, com diversas comidas saborosas.


Santo Antônio

Santo Antônio de Pádua nasceu em Portugal, na cidade de Lisboa, com o nome de Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo, em 15 de agosto de 1195. Ele era de família nobre e rica.

Sua vida religiosa iniciou-se aos quinze anos de idade, em São Vicente de Fora, no Mosteiro de Cônego Regrantes de Santo Agostinho, onde fez o noviciado e mudou o seu nome para Antônio.

Ele foi cônego regular em Portugal até os 25 anos, quando um fato mudou sua vida. Ao saber que cinco franciscanos tinham sido martirizados em Marrocos, como conseqüência de tentar evangelizar infiéis, ele decidiu virar missionário. Foi, então, que ele entrou para a ordem dos franciscanos e logo foi enviado para trabalhar entre os muçulmanos, em Marrocos.

Porém, por motivos de saúde, ele foi obrigado a retornar para a Europa, permanecendo na Itália onde ocupou diversos cargos. Ele também foi professor na França.

Santo Antônio faleceu aos 36 anos de idade, no dia 13 de junho de 1231, no bairro de Arcella, na cidade de Pádua, na Itália. Ele foi canonizado por Gregório IX, em 30 de maio de 1232. Transformou-se em santo porque dedicou toda a sua vida aos mais pobres.


Programação completa

07h00 – Romaria dos fiéis a pé para a Capela de Santo Antônio

08h00 – Concentração dos Cavaleiros na Praça da Bandeira – Centro Histórico

10h00 – Missa Solene na Capela de Santo Antônio – Bairro Suru

12h30 – Show com Zé da Viola

16h00 – Show com a Dupla Sertaneja Dinho Santos e Jorginho

 

 

Créditos:

Texto: Alessandra Oliveira MTB 33.655
Fotos: Márcio Martinelli

Add a comment

Santana de Parnaíba recebe peça do Circuito Cultural Paulista neste domingo (16/06)

Circuito Cultural em santana de parnaiba www.parnaibaweb.com.brA cidade de Santana de Parnaíba recebe neste domingo (16/06), às 16h, mais uma atração do projeto Circuito Cultural Paulista, do governo estadual. Desta vez, a população poderá conferir a peça infantil “Chapeuzinho Vermelho” da Cia Teatral Le Plat du Jour, que será apresentada na Praça Quatorze de Novembro, localizada no Centro Histórico.

Com direção de Fernando Escrich, a montagem é uma adaptação do conto de fadas de Chapeuzinho Vermelho. Tudo começa como uma grande brincadeira, quando duas palhaças descobrem um armário cheio de chapéus e estes as conduzem por uma “viagem de brincadeiras”. Cada chapéu define o personagem da história. Então, quando as palhaças os colocam, elas se transformam em Chapeuzinho Vermelho, o Lobo Mau, a Mãe, a Avó e o Caçador. E assim que tiram os chapéus, elas voltam a ser palhaças.

O espetáculo teatral tem 60 minutos de duração e classificação etária de 2 anos de idade. A entrada é franca.


Circuito Cultural Paulista

O Circuito Cultural Paulista é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com prefeituras de 90 municípios do interior e litoral de São Paulo. Ele proporciona gratuitamente diversas atrações culturais.

O programa tem o objetivo de ampliar o acesso da população a produtos culturais de qualidade. Nesta edição, que vai até o mês de novembro, haverá espetáculos de circo, teatro, dança e música em 90 cidades paulistas. Ao todo, serão oito meses de atividades culturais gratuitas, com cerca de 640 atrações.

Música na Praça
Devido à apresentação da peça, o Projeto “Música na Praça”, que também acontece na Praça Quatorze de Novembro, começará mais cedo neste domingo. O Quinteto Dona Zaíra irá se apresentar no Coreto Maestro Bilo às 14h.

Créditos:
Texto: Alessandra Oliveira MTB 33.655
Fotos: Divulgação

Add a comment

Terceira Idade de Santana de Parnaíba realiza sua tradicional Festa Junina neste sábado, 08/06

festa junina da Terceira Idade de Santana de Parnaíba parnaibaweb 620x410O mês de junho é marcado pelas festas juninas em toda a região, e no município de Santana de Parnaíba esse período também não passa em branco. No próximo sábado, 08/06, acontece a tradicional Festa Junina do Centro de Convivência da Terceira Idade – departamento administrado pela Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A festa, que é montada na Rua Prof. Eugênio Teani, no Jardim Benoá, começa às 18 horas. Quem comparecer terá a oportunidade de assistir a tradicional quadrilha da Terceira Idade, que se apresenta todos os anos na festa, e se divertir com os shows musicais de diversas bandas.

Comidas e bebidas típicas não vão faltar. Haverá barracas de lanches de pernil, carne louca, hot-dog, milho verde, vinho quente e quentão e muitas outras gostosuras, além das barracas típicas de brincadeiras como pesca e o tiro ao alvo.

Vale lembrar que todo o dinheiro arrecadado com a festa será revertido para as diversas atividades realizadas pelo Centro de Convivência, durante todo o ano, com seus integrantes.

Os interessados em obter mais informações devem comparecer ao Centro de Convivência da Terceira Idade, na Rua Profº Eugênio Teani, 200, Jardim Benoá, ou ligar para o telefone 4154-4687.

Créditos:

Fotos: Secom Santana de Parnaíba
Texto: Regiane Castanon MTB nº46. 780

Add a comment

Festa de Corpus Christi de Santana de Parnaíba acontece nesta quinta (30/05)

festa de corpus christi de santana de parnaiba - facebookA cidade de Santana de Parnaíba realiza no próximo dia 30 de maio a tradicional Festa de Corpus Christi, considerada uma das maiores manifestações de religiosidade do Estado de São Paulo. Organizada pela Igreja Católica com apoio da Prefeitura, o evento deve atrair milhares de pessoas, que virão participar da comemoração e conferir o famoso tapete artesanal de serragem, que cobrirá as principais vias do Centro Histórico.

Este ano, a Festa de Corpus Christi traz como tema “No ano da fé, a eucaristia gera vida em plenitude na vida da comunidade”, que será retratado na maior parte dos 60 quadros, que compõem o tapete. De acordo com o artista plástico S.Maia responsável pela confecção dos desenhos, as pessoas poderão conferir também imagens sobre o Credo, a Campanha da Fraternidade 2013 – “Fraternidade e Juventude”, além da Jornada Mundial da Juventude.

O tapete artesanal terá cerca de 850 metros de extensão e será montado nas principais vias do Centro Histórico: Largo da Matriz, Rua Suzana Dias, Largo São Bento, Rua Santa Cruz, Rua Bartolomeu Bueno, Praça Quatorze de Novembro, Praça da Bandeira e Rua Padre Miguel Mauro.

Para a montagem do tapete, serão usados aproximadamente 80 m3 de serragem, sendo metade grossa e a outra parte fina, em cores variadas, que estão sendo tingidas pelos funcionários da Oficina Cultural - setor da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Em alguns quadros, também, serão utilizados outros tipos de materiais, como areia, pipoca para enfeitar os desenhos.


Programação

A montagem do tapete começa bem cedo, por volta das 6 horas e contará com a participação de aproximadamente 700 fiéis da comunidade católica de um total de mil pessoas que irão organizar o evento. Ao longo do dia, serão realizadas três missas, sendo a última, às 15h00, seguida pela tradicional procissão por cima do tapete artesanal.

Além da programação religiosa, os moradores e turistas poderão aproveitar o dia para visitar a Feira de Artesanato e Praça de Alimentação, que estarão montadas em algumas vias do Centro Histórico.


Histórico da data

A celebração da Festa de Corpus Christi, nome que vem do latim e significa Corpo de Cristo, teve origem em 1243, em Liége, na Bélgica, quando a freira Juliana de Mont Cornion teve visões de Cristo, manifestando o desejo de que a ocasião fosse lembrada com destaque. Em 1264, o evento foi estendido para toda a Igreja Católica, por determinação do Papa Urbano IV.

Não há registro histórico sobre quando as ruas de Santana de Parnaíba teriam começado a ser enfeitadas no dia de Corpus Christi. Sabe-se que até 1968 – ano em que a serragem passou a integrar o painel de cores – as ruas e janelas de Santana de Parnaíba eram ornamentadas com flores vermelhas de São João, muito comuns nos meses de junho e julho.


Programação Completa

06h início da montagem do tapete
10h Missa na Igreja Matriz
15h Missa Campal – Na Praça Quatorze de Novembro, seguida de procissão pelo Centro Histórico


Créditos:
Texto: Alessandra Oliveira Mtb 33.555
Fotos: Sávio Barletta

 

Galeria de Fotos Corpus Christi

 

 

 

Add a comment

Santana de Parnaíba recebe premiado espetáculo teatral “Terra nos Olhos” neste final de semana (18 e 19/05)

Santana-de-Parnaíba-recebe-premiado-espetáculo-teatral-Terra-nos-OlhosNeste sábado e domingo (18 e 19/05), Santana de Parnaíba será palco de mais um importante evento cultural gratuito. Na ocasião, será apresentado o espetáculo teatral “Terra nos Olhos”, da Companhia de Teatro São Paulo, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, localizada na Praça da Bandeira, 54, Centro Histórico, a partir das 17 horas.

De autoria de Carlos Meceni e Murilo Dias Cesar – que também encenam a peça – a comédia conta a história de dois homens em um funeral, velando o corpo de um poderoso empresário durante uma madrugada chuvosa, porém, ninguém imagina que esses dois homens aparentemente respeitáveis, sejam capazes de tais atitudes mostradas.

Com classificação de 14 anos, a exibição busca divertir o público presente de uma forma inteligente. A premiada, “Terra nos Olhos” conta com apoio do Programa de Ação Cultural (PROAC) do Governo Estadual e combina o abstrato, o irreal e o corrosivo. Uma crítica social para divertir e comover a platéia.

“A peça pretende discutir o quanto a morte pode revelar tanto de quem vai como de quem fica”, explicou o ator e criador Meceni que estreou no Teatro Ruth Escobar em São Paulo, onde continua em cartaz, sempre às quintas-feiras.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, pelo telefone 4622-8700.


A Companhia de Teatro São Paulo

Fundada dentro do Teatro Arena de São Paulo, na década de 70, a Companhia produziu espetáculos como ‘O Palhaço Imaginador’ de Ronaldo Ciambroni e foi um divisor de águas na produção de teatro para crianças.

Em 1996, o grupo retomou as atividades, apresentando o espetáculo de rua ‘Óio Trem’, apresentado nas estações das ferrovias paulistas, que estavam sendo transformadas em Casas de Cultura. Juntamente com o espetáculo eram realizados cursos, instrumentalizando os profissionais locais que ‘tocariam’ essas oficinas. Em 2000, a novidade foi o espetáculo de bonecos para crianças, ‘O Poema do Lixo’ que percorreu muitas unidades do SESC, ficando em cartaz no Teatro Arthur Azevedo, ganhador do prêmio Coca-Cola. Em 2003, foi à vez do espetáculo ‘É Nóis na Vida’ também de bonecos, no Teatro Ruth Escobar.

Créditos:

Texto: Regiane Castanon MTB nº46. 780
Fotos: Divulgação

 

 

Add a comment

Cururuquara comemora neste sábado (11/05) a 126ª Festa da Abolição à Escravatura

festa-do-cururuquara-santana-de-parnaibaA festa é realizada anualmente desde quando foi a assinada a Lei Áurea – 13 de maio de 1888 – que deu liberdade aos escravos brasileiros

Acontece neste sábado (11/05) pelo 126º ano consecutivo a tradicional Festa do Cururuquara, que conta com o apoio da Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Nesta data, os moradores do bairro repetem os meus atos realizados por seus antepassados, quando foi assinada a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, dando a liberdade aos escravos brasileiros. As festividades iniciam às 16 horas com a programação repleta de atividades culturais e religiosas.

As comemorações terão início às 16 horas, com a apresentação de capoeira do mestre minhoca. A programação religiosa começa logo em seguida, às 17h, com a reza cabocla. Em seguida, ás 18h, acontecem as tradicionais procissões de São Benedito e Nossa Senhora do Carmo. Uma delas parte da Capela maior de São Benedito, no Largo das Palmeiras, e a outra sai da Capela menor. Elas se encontram no caminho e seguem até a Capela maior, onde será realizada uma missa, às 19 horas. Ao término da celebração, os moradores do bairro – que são descendentes dos escravos – farão o levantamento do Mastro.

Após a programação religiosa, às 20h, os presentes poderão conferir a apresentação dos grupos de samba de bumbo do bairro: Bumbos do Cururuquara e Samba do Cururuquara. A festa contará também com outros grupos convidados de samba de bumbo de diversas partes do Estado de São Paulo. Eles todos se apresentarão em uma grande roda e as pessoas presentes poderão cantar e dançar com os integrantes.

Quem prestigiar a festa, poderá ainda conferir show musical com a dupla sertaneja Elder & Diego e a banda Alma Quimera. Haverá, também, leilão de prendas e brindes. Os presentes também poderão se deliciar com comidas e bebidas da quermesse, que acontece durante toda a festa.

Veja como chegar

festa-do-cururuquara-mapa-santana-de-parnaiba


Transporte gratuito

Uma grande novidade deste ano será o transporte gratuito que a Prefeitura irá disponibilizar para levar as pessoas até o local da festa. A condução partirá do Monumento aos Bandeirantes, no Centro Histórico e terá duas saídas: às 18h, com retorno às 23h00, e às 20h00, retornando às 01h00. São oferecidas 80 vagas aproximadamente, sendo 40 para cada viagem. Os interessados devem fazer a reserva no telefone 4154-4447, com Ana Paula.


Histórico da Festa do Cururuquara

 

 Programação Completa:

Horário

Atração

16h

Capoeira do Mestre Minhoca

17h

Reza Cabocla

18h

Procissão

19h

Missa

19h50

Levantamento do Mastro

20h

Bumbos do Cururuquara

20h30

Samba do Cururuquara

21h30

Shows e Leilão

Abertura do Show com Banda Alma Quimera

Show com Elder & Diego (Sertanejo)

Leilão de Prendas e Brindes

23h

Samba de Roda de Pirapora do Bom Jesus

23h30

Samba de Roda da Tia Aurora

00h

Samba de Bumbo Urucungos, Puítas e Quijengues

00h30

Samba de Bumbo Ngoma

01h

Samba de Bumbo Votubumbá

Créditos: 

Texto: Alessandra Oliveira Mtb: 33.655
Foto: Sávio Barletta

 

Add a comment

Prefeitura de Santana de Parnaíba abre inscrições para o Mapa Cultural Paulista

Inscrições Abertas para o Mapa Cultural PaulistaVisando incentivar a prática de atividades culturais no município, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo está com inscrições abertas para a fase municipal de mais uma edição do concurso Mapa Cultural Paulista - iniciativa do governo estadual, realizado a cada dois anos. Os interessados têm até o dia 07 de junho para inscrever gratuitamente o seu trabalho.

O Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura e realizado pela Abaçaí Cultura e Arte - Organização Social de Cultura. O concurso tem como objetivo identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no Estado de São Paulo, e ao mesmo tempo estimular a participação dos municípios paulistas.

Nesta edição 2013/2014, estão abertas inscrições para sete expressões artísticas. São elas: Artes Visuais (Artes plásticas, Desenho de Humor e Fotografia), Vídeo, Canto Coral, Música Instrumental, Literatura (Conto, Poema e Crônica), Dança e Teatro.

Após o prazo de inscrição, a Prefeitura promoverá eventos de amplo conhecimento público para selecionar as obras ou trabalhos, que irão representar a cidade na fase regional, a ser realizada ainda este ano e que contará com a participação de outros municípios da Grande São Paulo.

Da etapa regional, sairão os artistas que representarão a Grande São Paulo na fase estadual, em 2014. Eles, juntamente com os selecionados das outras doze regiões, participarão da Mostra Estadual, na Capital, e da Circulação pelo interior do Estado de São Paulo.

As inscrições devem ser feitas no Cine Teatro Coronel Raymundo, localizada á Rua Suzana Dias, 300, no Centro Histórico, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4154-4447, com Ana Paula.

Créditos:

Texto: Alessandra Oliveira Mtb: 33.655
Fotos: Divulgação

Add a comment

Prefeitura de Santana convida para espetáculo do Circuito Cultural, neste sábado, 23/03

Circuito Cultural em Santana de ParnaíbaA prefeitura de Santana de Parnaíba por meio da Secretaria de Cultura e Turismo convida a toda a população para assistir ao espetáculo “Irmãos Sabatino e o Maior Artista da Terra”, que se realizará no próximo sábado, (23/03) na Praça Quatorze de Novembro, às 20h. A apresentação tem 50 minutos de duração e classificação livre para todas as idades.

O espetáculo faz parte do Circuito Cultural Paulista 2013. A precisão e destreza dos Irmãos Sabatino impressionará os olhos dos presentes. Repleto de saltos acrobáticos e palhaçadas, este espetáculo fará você morrer de rir e torcer pelos irmãos. Eles irão desafiar as leis da física e da gravidade, realizando incríveis evoluções utilizando uma barra como ferramenta para unir técnica e arte em um espetáculo divertido para toda família.


Ficha Técnica:

Concepção e Direção: Irmãos Sabatino
Orientação Cênica: Mark Bromilow
Artistas: Martin Sabatino e André Sabatino
Luz e Som: Luciene Menezes
Produção: Hugo Zanardi

Texto: Estela S. Eduardo

 

 

 

Add a comment

Assine Nossa Newsletter

Seu Email:

Seu Nome:


Quem Curti o ParnaíbaWEB

Login

copyright © 2007 - 2013 - www.parnaibaweb.com.br