Festa do Suru reúne tradição e religiosidade em Santana de Parnaíba

Festa do Suru reúne tradição e religiosidade em Santana de Parnaíba

Em sua 100ª edição, Festa de Santo Antonio reúne tradição e religiosidade em Santana de Parnaíba

festa do suru em santana de parnaibaO último domingo, (16/06), foi marcado por devoção e louvor a Santo Antônio em Santana de Parnaíba com a 100ª edição da tradicional “Festa do Suru” em que centenas de fiéis, vindos de diversas localidades prestam suas homenagens ao ‘Santo Casamenteiro’ e também padroeiro do bairro.

Organizado pela comunidade católica em parceria com a Prefeitura, o evento ofereceu aos participantes, durante todo o dia, várias atrações, como missa, shows musicais, quermesse com bebidas e comidas típicas além de sorteio de prêmios.

A festa começou cedo, quando fiéis montados a cavalos e em charretes saíram em romaria da Igreja Matriz (Centro Histórico) até a Capela de Santo Antônio (Suru). Ao chegar no local, eles se reuniram aos fiéis e membros da comunidade que já estavam na Capela do Suru participando da missa celebrada pelo Pároco João Lúcio que após a celebração, abençoou os pãezinhos distribuídos, doados gentilmente pela padaria mais antiga da cidade, os pães simbolizam humildade e partilha.

Participante a 26 anos da cavalaria, Elísio Marques da Silva, acompanhado pela família se emocionou mais uma vez ao chegar à capela carregando o estandarte com a imagem do Santo Padroeiro do bairro em que mora.

“São 26 anos de devoção. Faço isso com o maior prazer do mundo. E, agora que chegamos aqui, vou até a casa de um colega que está doente e não pôde se reunir com a gente. Se ele não pode vir a Santo Antonio, Santo Antonio vai até ele”, brincou

A programação contou, ainda, com quermesse, comidas e bebidas típicas de festa junina, sorteios de selas e botinas além da apresentação de cantores sertanejos, “Eden Santos e banda” e “Dinho e Jorginho”.

Ganhador da primeira sela do sorteio, Neto Amorim dos Santos chegou falando que iria ganhar e, seu pensamento positivo deu certo. “Assim que eu depositei os cupons na urna eu disse que iria ganhar e não é que ganhei mesmo?”, contou o morador do bairro do Suru.

Créditos:

Fotos: Márcio Koch
Texto: Regiane Castanon MTB nº46. 780

Assine Nossa Newsletter

Seu Email:

Seu Nome:


Quem Curti o ParnaíbaWEB

Login

copyright © 2007 - 2013 - www.parnaibaweb.com.br