Santana de Parnaíba promove a 100ª edição da Festa do Suru neste domingo (16/06)

Santana de Parnaíba promove a 100ª edição da Festa do Suru neste domingo (16/06)

Festa do Suru  Santana de ParnaibaO município de Santana de Parnaíba promove no próximo domingo (16/06) a tradicional Festa do Suru, que neste ano está em sua centésima edição. Na data, centenas de pessoas montadas a cavalo ou a bordo de suas charretes e carros de boi – seguem em romaria à Capela do Suru, onde acontecem as comemorações em homenagem a Santo Antônio. O evento é uma realização da Igreja Católica e conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

A programação tem início logo cedo, às 07 da manhã, com a romaria dos fiéis a pé para a Capela de Santo Antônio, onde acontecerá uma missa solene às 10h. O ponto de partida será atrás da Igreja Matriz de Santa Ana, na Praça da Bandeira. As crianças deverão estar acompanhadas por seus pais ou responsáveis.

A concentração dos cavaleiros, que participarão da segunda romaria será ás 8h, também na Praça da Bandeira. E por volta das 10h, o grupo seguirá para o Suru onde acontecerá uma grande festa com diversas atrações ao longo do dia.

A população e visitantes poderão também se divertir com as atividades que acontecerão ao lado da Capela do Suru. Serão realizados shows musicais, sorteios de brindes e estará montada também, uma praça de alimentação, com diversas comidas saborosas.


Santo Antônio

Santo Antônio de Pádua nasceu em Portugal, na cidade de Lisboa, com o nome de Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo, em 15 de agosto de 1195. Ele era de família nobre e rica.

Sua vida religiosa iniciou-se aos quinze anos de idade, em São Vicente de Fora, no Mosteiro de Cônego Regrantes de Santo Agostinho, onde fez o noviciado e mudou o seu nome para Antônio.

Ele foi cônego regular em Portugal até os 25 anos, quando um fato mudou sua vida. Ao saber que cinco franciscanos tinham sido martirizados em Marrocos, como conseqüência de tentar evangelizar infiéis, ele decidiu virar missionário. Foi, então, que ele entrou para a ordem dos franciscanos e logo foi enviado para trabalhar entre os muçulmanos, em Marrocos.

Porém, por motivos de saúde, ele foi obrigado a retornar para a Europa, permanecendo na Itália onde ocupou diversos cargos. Ele também foi professor na França.

Santo Antônio faleceu aos 36 anos de idade, no dia 13 de junho de 1231, no bairro de Arcella, na cidade de Pádua, na Itália. Ele foi canonizado por Gregório IX, em 30 de maio de 1232. Transformou-se em santo porque dedicou toda a sua vida aos mais pobres.


Programação completa

07h00 – Romaria dos fiéis a pé para a Capela de Santo Antônio

08h00 – Concentração dos Cavaleiros na Praça da Bandeira – Centro Histórico

10h00 – Missa Solene na Capela de Santo Antônio – Bairro Suru

12h30 – Show com Zé da Viola

16h00 – Show com a Dupla Sertaneja Dinho Santos e Jorginho

 

 

Créditos:

Texto: Alessandra Oliveira MTB 33.655
Fotos: Márcio Martinelli

Assine Nossa Newsletter

Seu Email:

Seu Nome:


Quem Curti o ParnaíbaWEB

Login

copyright © 2007 - 2013 - www.parnaibaweb.com.br