Esportes

Santana de Parnaíba conquista 4º lugar no 19º Jogos Regionais do Idoso (JORI)

santana-de-parnaiba-jori-2015Santana de Parnaíba participou da 19º edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI) e conquistou o 4º lugar, diante dos 44 municípios participantes do evento, que aconteceu de 06 a 09 de agosto, na cidade de Itapetininga – interior de São Paulo. Os atletas da terceira idade do município conquistaram cinco medalhas de ouro, três de prata e três de bronze.

No total o campeonato contou com 12 modalidades esportivas – Atletismo, Buraco, Coreografia, Damas, Dança de Salão, Dominó, Malha, Tênis de Mesa, Tênis, Truco, Vôlei Adaptado (A + de 60 anos e B + de 70 anos).

A cerimônia de abertura do evento foi realizada, no Ginásio Ayrton Senna da Silva, e contou com a presença de várias autoridades, como a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado (FUSSESP) Lu Alckmin, o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) Jean Madeira, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade do município Selma Cezar.

A delegação de Santana de Parnaíba obteve destaque em diversas modalidades, conquistando medalhas de ouro com a natação feminino A nas versões: Crawn e Costas, tênis de mesa feminino e masculino e dominó feminino. As medalhas de prata foram conquistadas nas modalidades, coreografia, natação feminino C na versão: Crawn e na dança de salão. Já as de bronze ficaram por conta dos atletas participantes em natação feminino C costas, dama feminino e vôlei feminino B (+ de 70 anos).

E para celebrar a Prefeitura realizou uma cerimônia para comemorar e parabenizar os atletas pelo bom desempenho durante o campeonato.

Créditos:
Fotos: Linda Marinho
Texto: Estela Eduardo

Add a comment

Caratecas parnaibanos brilham em Campeonato Sul-Americano de Karatê Goju Ryu

Caratecas parnaibanos brilham em Campeonato Sul-Americano de Karatê Goju Ryu

Santana de Parnaíba esteve presente no 7º Campeonato Sul-Americano de Karatê Goju Ryu, método caracterizado por movimentos circulares, usando técnicas de formas curtas e longas.

Disputado na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, entre os dias 14 e 15/11, o torneio reuniu mais de 400 atletas de cinco países: Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Colômbia.

Os caratecas parnaibanos conquistaram pela seleção brasileira, sete medalhas, sendo elas: cinco de Ouro, uma de Prata e uma de Bronze. Com a excelente atuação, o Brasil ficou em primeiro lugar na pontuação geral e trouxe o troféu de campeão.

Esta não é a primeira vez que atletas de Santana de Parnaíba brilham em grandes campeonatos. Recentemente, a equipe de Karatê conquistou pela seleção paulista, nove medalhas no Brasileiro de Karatê, todos treinam nas escolhinhas de esportes, mantidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Atividade Física, Esporte e Lazer (SMAFEL)

Vale lembrar que as Escolhinhas de Esportes estão sempre com vagas abertas para as mais diversas modalidades. E os interessados que desejam fazer parte de uma equipe campeã, devem procurar uma unidade mais próxima da sua casa e efetuarem a sua matricula.

Classificação

Atleta

Bairro

Medalha

Modalidade

Robinson Lopes

Vila Poupança

Ouro

Shiai

Robinson Lopes

Vila Poupança

Ouro

Shiai Equipe

Gabriela Honório

Vila Poupança

Ouro

Shiai

Gabriela Honório

Vila Poupança

Ouro

Shiai Equipe

Lucas Profeta

Pq. Santana I

Ouro

Shiai

Francisco Beija

Cidade S. Pedro

Prata

Shiai

Jamir Rodrigues

Pq. Santana I

Bronze

Shiai

Add a comment

Campeonato Municipal de Futsal 2014 já tem seus primeiros campeões

Campeonato Municipal de Futsal 2014 já tem seus primeiros campeões Muita emoção, belas disputas de bola e gols, muitos gols, marcaram as finais das categorias Adulto 1ª Divisão e Menores (Sub-17, 16, 14, 12, 10 e 8) do Campeonato Municipal de Futsal de Santana de Parnaíba.

O torneio promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Atividade Física, Esporte e Lazer (SMAFEL), desde meados do mês de marco, reuniu times de diversos bairros da cidade, como Jardim São Luiz, Parque Santana, Cento e Vinte e Cidade São Pedro.

As disputas ocorreram no Ginásio de Esportes Armando Frediani e contaram com a participação de torcidas bem animadas, além da presença do Prefeito Elvis Cezar, do secretário da SMAFEL, Flávio Mendonça e dos vereadores Alemão da Banca e Chiquinho Miguel.

A primeira grande partida, realizada na noite da última sexta-feira, 01/08, entre os times ACESSE Atlético Atro e Unidos Garotos da Vila (UGV) definiu o campeão da primeira divisão.

Bem equilibrado, o jogo deixou as duas torcidas com os nervos à flor da pele. Mas os garotos da vila mostraram superioridade e o porquê de terem chegado à final, ganhando do Atlético Atro, de 8 a 4. O time fez a melhor campanha ao longo de todo campeonato. Além do troféu de campeão, o time, que por dois anos seguidos ocupou a segunda posição, levou pra casa ainda os troféus de Artilheiro, Defesa menos vazada e Jogador
Destaque.

Já no domingo, 03/08, foi a vez dos atletas da categoria Menores entrarem em campo, também com suas torcidas bem animadas. Os times São Pedro e Recanto do Parque abriram a série de jogos do dia, em busca do titulo de campeão pelo Sub-17.

Com belas jogadas e lances de tirar o fôlego, o Recanto do Parque ficou com o titulo após vencer por 6 a 1, além de conquistar os troféus de Artilheiro, Defesa menos vazada e Jogador Destaque.

Flamenguinho e Unidos Futebol e Arte jogaram a segunda partida do dia, pelo Sub-16. O time rubro negro dominou a partida e fez 4 a zero nos Meninos do Futebol e Arte, levantando a taça e arrematando os prêmios de Artilheiro, Goleiro menos vazado e Jogador Destaque.
Pelo Sub-14, os Meninos da Vila Poupança jogaram contra o Unidos Futebol e Arte. Bem equilibrado, o jogo terminou em 4x2 para o Unidos Futebol e Arte, que venceu o torneiro e também ganhou o troféu Destaque do jogo. O título de Artilheiro da categoria foi para o Recanto do Parque e o de Defesa menos vazada para o Deportivo Sampa.

Bem disputado, o jogo do Sub-12 entre Recanto do Parque e Deportivo Sampa contou até com um golaço do goleiro Victor do Recanto do Parque, e conquistou o título de campeão ao ganhar de 6 a 2. Na premiação final, os troféus de Artilheiro e Defesa menos vazada ficaram para o Recanto do Parque e o Destaque da partida para o Deportivo Sampa.

O jogo mais emocionante do dia foi o do Sub-10 entre os garotos do Deportivo Sampa e Recanto do Parque, que lutaram até os últimos segundos. Jogadas ensaiadas, passes de bola e dribles incríveis levantaram a torcida. Mas o Recanto do Parque levou a melhor e ganhou o jogo de 8 a 4, além dos troféus de Artilheiro e Defesa menos vazada.

O Destaque da partida foi para o jogador do Deportivo Sampa, Abrão Silva Vasconcelos que, muito emocionado, falou sobre a tristeza de não ser campeão: “Mesmo ganhando esse troféu, eu fico triste porque meu time lutou muito para ser campeão. Queria ter deixado minha contribuição”, falou o atleta.

A modalidade Sub-08 fechou o torneio do dia, o Bithuras Club jogou contra o Deportivo Sampa. Bem equilibrada, a partida terminou empatada em 1 a 1. Nas cobranças de pênaltis, deu Deportivo Sampa com 3 gols contra 2 do Bithuras.

Após as premiações, o prefeito Elvis Cezar falou sobre o investimento no esporte da cidade. “Quando assumimos a administração, pegamos a secretaria de Esporte com apenas três funcionários. Reestruturamos a pasta, contratamos os profissionais concursados e investimos na infraestrutura das unidades, compramos novos aparelhos, além da construção de quadras de grama sintética, da reabertura da unidade do Parque Santana, tudo isso para o bem estar da nossa população”, explicou o prefeito que ressaltou a recente assinatura de convênio com o Grêmio Osasco Audax.

A instituição transferirá ao município a sua metodologia de treinamento para as categorias de base do futebol parnaibano. “Com nosso recente convênio com o Audax, vamos poder oferecer a melhor estrutura para esses atletas nas nossas escolinhas de futebol”, finalizou.


Classificação final

Categoria Adulto1ª Divisão

1º U.G.V.

2º ASSECE ATLÉTICO ATRO

Categoria Sub-17

1º RECANTO DO PARQUE

2º SÃO PEDRO F.C.

Categoria Sub-16

1º FLAMENGUINHO

2º UNIDOS FUTEBOL & ARTE

Categoria Sub-14

1º UNIDOS FUTEBOL & ARTE

2º MENINOS VILA POUPANÇA

Categoria Sub-12

1º RECANTO DO PARQUE

2º DEPORTIVO SAMPA

Categoria Sub-10

1º RECANTO DO PARQUE

2º DEPORTIVO SAMPA

Categoria Sub-08

1º DEPORTIVO SAMPA

2º BITHURAS CLUB

Premiação

Artilheiro

Time

Fabiano Jesus Santos de Freitas

Igor conceição Lima

Matheus Ribeiro de Souza Mendes

Alisson Correia Saraiva

Caio Henrique Cristiani da Silva

Felipe Gabriel da Silva Vieira

Hugo Costa de Oliveira

U.G.V.

Recanto do Parque

Flamenguinho

Recanto do Parque

Recanto do Parque

Recanto do Parque

Bithuras Club

Defesa menos vazada

Time

Roseilton Santos de Santana

João Pedro da Silva Teofilo

João Marcelo Gomes da Rosa Neto

Wesley Ozenar Souza Santos

Victor José Ferreira Batista

Gustavo Henrique Queiroz Pinho

Caike Silva Fernandes

U.G.V.

Recanto do Parque

Flamenguinho

Deportivo Sampa

Recanto do Parque

Recanto do Parque

Bithuras Club

Jogador Destaque

Time

Andre Luiz Pereira dos Santos

Gabriel Augusto Santos Morães

Matheus Ribeiro de Souza Mendes

Gabriel Estevão Araujo

Vinicius Henrique de Lima Silva

Abraão Silva Vasconcelos

Ruan Gomes da Silva

U.G.V.

Recanto do Parque

Flamenguinho

Unidos Futebol & Arte

Deportivo Sampa

Deportivo Sampa

Bithuras Club

 

 

 

Add a comment

Delegação parnaibana segue rumo aos 58º Jogos Regionais em Sorocaba

delegacao jogos sorocabaSantana de Parnaíba estará presente em mais uma edição dos Jogos Regionais. Os atletas que defenderão a cidade embarcaram na manhã de quarta-feira 02/07, rumo à Sorocaba, sede da 58ª edição dos jogos da 8ª região Esportiva do Estado de São Paulo.

São esperados cerca de sete mil atletas entre os dias 02 e 12 de julhos disputando 22 modalidades que vão movimentar em duas divisões as principais praças esportivas, como o Ginásio Municipal Dr. Gualberto Moreira, além de alguns locais da vizinha Votorantim.

O município será representado por uma delegação composta por cerca de 200 pessoas, sendo 180 atletas, além de técnicos, auxiliares, dirigentes e funcionários para manutenção e apoio. A equipe ficará alojada no Colégio Humberto de Campos, localizado na Rua Salvador Stefanelli, s/n, Jd. Zulmira.

Este ano, a cidade participará de 10 modalidades esportivas, sendo: Futebol (masculino), Xadrez (Masculino e Feminino), Tênis de Mesa (Masculino e Feminino), Atletismo (Masculino e Feminino), Futsal (Masculino e Feminino), Natação (Masculino e Feminino), Capoeira (Masculino e Feminino), Karatê (Masculino e Feminino), Voleibol de Praia (Masculino e Feminino), Voleibol de Quadra (Masculino e Feminino), além das modalidades PCD (pessoas com deficiência), Natação (Masculino e Feminino) e Atletismo (Masculino e Feminino).

Os Jogos Regionais tiveram início em 1950, na cidade de Presidente Prudente, com a finalidade de revelar novos talentos. Desde aquela época, os campeonatos que se realizavam em algumas regiões paulistas evoluíram e se tornaram eliminatórios para os Jogos Abertos do Interior. As competições são realizadas em oitos regiões esportivas: 1ª Região Esportiva: Grande São Paulo; 2ª Região Esportiva: São José dos Campos; 3ª Região Esportiva: Bauru; 4ª Região Esportiva: Campinas; 5ª Região Esportiva: Ribeirão Preto; 6ª Região Esportiva: São José do Rio Preto; 7ª Região Esportiva: Presidente Prudente; e 8ª Região Esportiva: Sorocaba.

Expectativa

A expectativa para este ano é que Santana de Parnaíba fique entre as três primeiras colocadas. Segundo a comissão organizadora, da Secretaria Municipal de Atividade, Física, Esporte e Lazer (SMAFEL), várias modalidades têm grandes chances de trazer medalhas para o município.

“Estamos levando uma equipe formada em nossas unidades esportivas. É uma equipe reduzida, porém bem preparada e confiante. Não quisemos contratar ninguém de fora, porque acreditamos no potencial deles”, explicou o coordenador Vilmar Antonio Vieira (Mazola).

Competindo pela segunda vez nas modalidades Futsal e Futebol de Campo, o morador do Parque Santana II, Guilherme Alves de 17 anos, acredita que voltará com um troféu de campeão. “Estamos bem confiantes. A equipe está entrosada e com certeza, traremos troféus”, contou.


Créditos:
Fotos: Linda Marinho
Texto: Regiane Castanon MTB nº46. 780

Add a comment

Prefeitura inicia temporada 2014 dos Campeonatos Municipais de Futsal

Prefeitura inicia temporada 2014 dos Campeonatos Municipais de Futsal

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Atividade Física, Esportes e Lazer (SMAFEL), deu início na última semana, a temporada 2014 dos campeonatos municipais de Futsal da primeira e segunda divisões, além das categorias menores, para garotos com idades entre 07 e 16 anos.

A primeira divisão conta com dez equipes que vão em busca do título de campeão, que em 2013 ficou com a equipe do Deportivo Sampa, do bairro 120. As novidades ficam por conta dos estreantes EC Banzo e do Audax Parnaibano, campeão e vice respectivamente da divisão de acesso do torneio.

Já a segunda divisão é formada por onze equipes que lutarão entre si para obter as duas primeiras posições, dando o direito as equipes de participar da liga principal em 2015. Os jogos serão realizados entre quarta e sexta-feira, entre os meses de Abril e Julho.

Dez jogos da primeira e segunda divisões foram realizados no último fim de semana, com destaque para estréia do EC Banzo, campeão da segunda divisão, que acabou derrotado por 2 a 1 pelo Deportivo Sampa, campeão de Fustal 2013.

A forma de disputa do torneio para as duas divisões será a mesma: as equipes se enfrentam em turno único e as oito primeiras se classificam para a segunda fase, onde as quatro melhores colocadas enfrentam as quatro últimas classificadas em sistema de mata-mata e os times vencedores, disputarão a semi-final e em seguida a final.

No campeonato de juniores, que iniciou domingo (30/03) as categorias sub-17, sub-14 e sub-10, foram divididas em chaves de acordo com a categoria e jogarão entre si. Os quatro melhores se classificam para a semifinal e os vencedores farão a disputa pelo título, enquanto que os garotos do sub-08, formado por três equipes, jogam entre si um triangular e os dois times com as melhores pontuações fazem a final. No caso do sub-16, os onze times foram divididos em dois grupos. Classificar-se-ão os dois melhores de cada grupo para disputar a semi-final e os vencedores seguem para a disputa final. Os jogos também serão realizados entre os meses de abril e julho, aos sábados e domingos.

Assim como no ano passado, todas as categorias, assim como a primeira e segunda divisões fazem a grande final no mês de Julho no Ginásio Armando Frediani.

Créditos:
Fotos: Marcio Koch
Texto: Renato Menezes MTB nº 54.101

 

Add a comment

Atletas da Terceira Idade conquistam medalhas em torneio de handball realizado em Itajaí-SC

terceira idadeIntegrantes da Terceira Idade Clube Amizade de Santana de Parnaíba conquistaram importantes resultados em sua sexta participação nos Jogos Adaptados de 2014, da cidade de Itajaí-SC. 

Realizado entre os dias, 18 e 22/01, e dividido em três categorias: master (de 50 até 60 anos), sênior (de 61 a 70 anos) e bisa (acima de 70 anos), o torneio de handball reuniu atletas das cidades de Navegantes, Camboriú e Santana de Parnaíba, além da associação de idosos de Itajaí.

Formada por 33 atletas, a delegação parnaibana conquistou o terceiro lugar na categoria sênior masculino e bisa feminino, levando a medalha de bronze. Na categoria master e sênior feminino, as nossas atletas ficaram com o vice-campeonato, levando a medalha de prata nas duas modalidades. Ao todo, Santana de Parnaíba conquistou 04 medalhas, sendo 02 de prata e 02 de bronze. O município de Itajaí, que sediou o torneio foi o grande campeão.

“Eu fiquei muito feliz com a minha participação no torneio, foi uma experiência marcante, onde eu me senti realizada em representar a cidade e trazer esta medalha para parnaíba,” falou Verônica de Melo, de 73 anos.

Moradora da Fazendinha, Eloisa Neves, de 55 anos, participou pela sexta vez da competição e ressalta a importância que Santana de Parnaíba dedica aos seus idosos, “Eu gosto de fazer parte do Clube amizade, justamente por causa destas competições, onde tem uma interação maior entre nós e os participantes de outras cidades, mas, vestimos esta camisa com o intuito de vencer e elevar o nome de Santana de Parnaíba, que graças a estas atividades que nos proporcionam, nós não precisamos ir em posto de saúde ou hospitais, procurando psicólogos, psiquiatra e para mim não tem coisa melhor”, falou a aposentada.

Nos próximos meses, os atletas da terceira idade participação de alguns amistosos, visando a preparação para os Jogos Regionais do Idoso (JORI), que será realizado em São Roque no mês de maio.

Créditos:
Fotos: Linda Marinho
Texto: Renato Menezes MTB nº 54.101

Add a comment

Atletas da Terceira Idade de Santana de Parnaíba conquistam importantes resultados no JAI 2013

terceira-idade-santana-de-parnaibaO Centro de Convivência da Terceira Idade de Santana de Parnaíba obteve importantes resultados nos Jogos Abertos do Idoso 2013(JAI) que este ano, chegou a sua 17ª edição.

Realizado entre os dias, 05 e 08/12, em Santos, litoral paulistano, o evento esportivo contou com a presença das delegações de diversos municípios do estado, além da cidade de Santana de Parnaíba, que levou 64 atletas, com idades de 60 a 82 anos para competir em seis modalidades (coreografia, dança de salão, tênis de mesa, voleibol, atletismo e natação).

Nas competições de coreografia e dança de salão, Santana de Parnaíba conquistou o 17º e 18º lugares respectivamente. Já no tênis de mesa, os atletas parnaibanos ficaram em 4º lugar, enquanto que no voleibol masculino até 60 anos, a equipe da terceira idade ficou em 3º lugar, levando a medalha de bronze, após derrotar a equipe de Sertãozinho por dois sets a um. No atletismo, a equipe parnaibana conquistou o sexto lugar na modalidade, com destaque para Alexandre Alves, que ficou com ouro nos 1.500 metros.

Mas, foi na natação que Santana de Parnaíba mais uma vez se destacou, conquistando três medalhas, sendo uma de ouro, uma prata e uma de bronze, com destaque para a medalhista Arinete Caillaux, que venceu a prova dos 50 metros nado livre e ficou com a prata nos 50 metros nado costas.

Ao todo participaram do torneio 93 municípios do Estado de São Paulo e Santana de Parnaíba encerrou a competição na 15ª posição no quadro geral, sendo a melhor equipe da região, a frente de municípios como Osasco e Barueri.


Créditos:
Fotos: Divulgação
Texto: Renato Menezes MTB nº 54.101

Add a comment

Terceira Idade de Santana de Parnaíba conquista 3º Lugar nos Jogos Adaptados de Barueri

Terceira Idade de Santana de ParnaíbaOs integrantes do Centro de Convivência da Terceira Idade de Santana de Parnaíba se destacaram em mais um importante campeonato. Dessa vez, a equipe conquistou a terceira colocação nos oitavos Jogos Intermunicipais Adaptados da Terceira Idade de Barueri (JIATIBA).

Realizada entre os dias, 23 e 27/09, a competição contou com a presença de delegações de diversos municípios da região, além de Santana de Parnaíba, presente pela primeira vez no torneio.

Na modalidade Dança de Salão, a equipe parnaibana conquistou a medalha de bronze, no Tênis de mesa, tanto na categoria feminino quanto o masculino, o time também ocupou o lugar mais alto do pódio, já no atletismo Santana de Parnaíba conquistou as medalhas de ouro e de bronze.

No voleibol masculino, as equipes com atletas até 60 anos ficaram com a prata, enquanto que os atletas até 70 anos conquistaram o bronze. No feminino, as atletas da categoria até 70 anos também ficaram em terceiro lugar, enquanto que o time da categoria até 50 anos derrotaram o time de Barueri na final, ficando com o ouro, que foi muito celebrado por toda a equipe. Ao todo, Santana de Parnaíba conquistou 10 medalhas, sendo 04 de ouro, 03 de prata e 03 de bronze.

“Praticando esporte, eu cuido da minha saúde, aumenta a minha auto-estima e me mantenho em atividade, tudo isso só é possível, devido este trabalho desenvolvido pela terceira idade em prol dos idosos,” falou Hélio Mendonça, 67 anos, morador do bairro Parque Santana I.

Luiza Amorim de 60 anos e moradora do bairro Colinas da Anhanguera ressalta a importância que Santana de Parnaíba dedica aos seus idosos, “ Nos sentimos como crianças em competições escolares, torneios como estes, mostra que nós temos ainda muito a oferecer além de proporcionar atividades como esta que tiram a gente de casa, para praticar esportes, para não ficarmos sujeitos a problemas de saúde ou a depressão, ” falou a aposentada.

Créditos:
Foto: Divulgação
Texto: Renato Menezes MTB nº 54.101

 

Add a comment

Nos pênaltis, Deportivo Sampa vence Recanto do Parque e conquista o Tri-campeonato de Futsal sub-17

Deportivo Sampa vence Recanto do ParqueA Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria de Atividade Física, Esporte e Lazer (SMAFEL), promoveu no último domingo, (15/09), a final do campeonato de Futsal sub-17. Realizada Ginásio de Esportes Armando Frediani, a partida foi conquistada pela equipe do Deportivo Sampa, que venceu, nos pênaltis, o Recanto do Parque.

As duas equipes chegaram à final, após uma briga generalizada entre as equipes do Atlético Atro e Colinas, que acabaram sendo eliminados, após decisão da comissão disciplinar.

O jogo começou disputado, com oportunidade de gols para as duas equipes, obrigando os goleiros a praticarem difíceis defesas. Mas, aos 12 minutos de jogo, Jeferson, em cobrança de falta abriu o placar para o Deportivo Sampa. Mas a vantagem durou pouco, pois no lance seguinte, o Recanto do Parque, aproveitando a falha defensiva do adversário, igualou o marcador. Ao final do primeiro tempo, em um novo contra-ataque, o zagueiro não conseguiu afastar e Richard aproveitou o rebote, fazendo o segundo gol do time do Deportivo.

No segundo tempo, o Recanto do Parque passou a ditar o ritmo da partida, criando várias chances de gol, tentando o empate, que aconteceu aos 07 minutos, quando Wesley recebeu a bola no canto direito e chutou forte para deixar tudo igual. Mas, após uma troca de passes na pequena área, Jeferson faz o segundo dele e o terceiro do Deportivo. O time do Recanto do Parque foi para o tudo ou nada e no fim do jogo, Lucas Valentim, em um chute cruzado, empata novamente, levando o jogo para as penalidades e o Deportivo Sampa foi mais efetivo, acertando três,das cinco cobranças, enquanto que o Recanto do Parque converteu apenas uma. Fim de jogo e com o placar de 3 a 1 nos pênaltis, o Deportivo Sampa comemora seu tri-campeonato municipal de futsal sub-17.

O atacante do Deportivo Sampa, Jeferson Silva, artilheiro do torneio, exaltou a união da equipe como fator principal. “Este grupo se ajuda, tanto dentro como fora de campo, todos os companheiros, o nosso técnico, se eu conquistei a artilharia, foi porque o grupo me ajudou, devo essa conquista a eles,” falou o jogador.

O técnico Drico, agradeceu a prefeitura e ao esforço da equipe, “Agradeço a prefeitura, que este ano fez um campeonato de alto nível. No nosso time, o mais importante, foi a entrega e o esforço, pois tudo isso é fruto de um trabalho, que hoje foi recompensado com a conquista deste título.”

Créditos:
Fotos: Marcio Koch
Texto: Renato Menezes MTB nº 54.101

Add a comment

Elias Silvério substitui bem e estreia com vitória por pontos sobre Zeferino

joaozeferino eliassilverio- ufcbh rodrigomalinverni2Elias Silvério substitui bem e estreia com vitória por pontos sobre Zeferino

Chamado para o lugar do americano Kenny Robertson, paulista campeão do Jungle Fight se impõe e começa com pé direito sua trajetória no Ultimate

O duelo de estilos marcou a terceira luta da noite do UFC Fight Night no Combate: Glover x Bader, no Ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte, entre o catarinense João Zeferino e o paulista Elias Silvério. E entre o jiu-jítsu do primeiro e o muay-thai do segundo, venceu o último por decisão unânime dos juízes (29 a 28, 30 a 27 e 30 a 27).

Chamado para substituir o americano Kenny Robertson, o paulista Elias Silvério procurou sempre manter a luta em pé, enquanto João Zeferino buscava constantemente levar o combate para o chão. E esse foi o cenário nos três rounds, inclusive, com o árbitro tendo que separar diversas vezes os lutadores na grade para retornarem ao centro do octógono. Em uma dessas intervenções do juíz, onde Zeferino acusou um golpe na região genital, o catarinense conseguiu derrubar o paulista para trabalhar o ground and pound, mas sem sucesso, com Silvério ficando de pé e chamando o adversário. No final do round, João Zeferino consegue um bom chute alto de esquerda, mas sem sequência por parte do atleta catarinense.

No segundo round, Elias Silvério começou tentando um chute alto também, mas logo entrou novamente no jogo do adversário, ficando agarrado na grade do octógono. Neste momento, o paulista distribuiu muitas cotoveladas castigando o oponente, porém o árbitro logo separou os lutadores. No retorno, no centro do octógono, Elias Silvério conseguiu um bom over hand derrubando o adversário, porém, sem desenvolvimento no chão. Em pé, Silvério conseguiu boa sequência de chutes e socos, mas Zeferino conseguiu derrubar o paulista, que logo se levantou, ficando agarrados na grade novamente. Aparentando melhor condicionamento físico, Elias Silvério acertava mais os socos no rosto de Zeferino.

O terceiro round começou a todo vapor, com Silvério partindo para cima de Zeferino, demonstrando muitos bons golpes, tanto socos quanto chutes. O catarinense ficou no chão sendo golpeado com cotoveladas, e logo em seguida, Zeferino deu uma pedalada ilegal, porque Silvério estava agachado. Na volta ao combate, Silvério continuou golpeando bastante o catarinense, com boas sequências de direita-esquerda entrando no rosto do adversário.

Aos 26 anos e ex-campeão meio-médio do Jungle Fight, após vencer Junior Orgulho, na edição 52 da organização, Elias Silvério permanece invicto na carreira, com nove vitórias em nove lutas. Já João Zeferino, de 27 anos, acumulou sua segunda derrota no UFC, já que perdeu para Rafael Sapo, por decisão unânime, na estreia no Ultimate, em maio deste ano. Agora, o catarinense possui 13 vitórias e seis derrotas na carreira.

Fonte: http://combate.com

 

Add a comment

Santana de Parnaíba conquista duas medalhas de bronze no Campeonato Brasileiro de Karatê

karete santana de parnaibaO município de Santana de Parnaíba mais uma vez foi destaque nacional na área esportiva. Desta vez, as atletas Jéssica dos Santos Silva e Solange Jeronimo conquistaram medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado no início de agosto na cidade de Fortaleza.

A carateca Jéssica dos Santos Silva foi medalhista, no Shiai Kumite, na categoria até faixa verde, 55 kg. E a outra atleta Solange Jeronimo disputou também no Shiai Kumite, na categoria até faixa verde, 61 kg.

As duas atletas disputaram a etapa final do Campeonato Brasileiro de Karatê por terem sido classificadas na fase regional, realizada nos dias 13 e 14 de julho, na cidade de Joinville, em Santa Catarina. Na ocasião, Jéssica conquistou medalha de ouro e Solange faturou uma medalha de prata.

A seleção paulista, da qual as duas caratecas parnaibanas fazem parte, contou com a participação de 215 atletas na etapa final. Eles conquistaram 46 medalhas de ouro, 38 de prata e 70 de bronze. E com isso, a equipe de São Paulo sagrou-se campeã geral do Campeonato Brasileiro de Karatê 2013.


Créditos:
Texto: Alessandra Oliveira MTB 33.655
Fotos: Divulgação

 

 

 

Add a comment

Santana de Parnaíba promove neste sábado (27/07) as finais do Campeonato de Futebol

santana de parnaiba finais do Campeonato de FutebolNo próximo sábado (27/07), a Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer (SMAFEL), promove as finais dos campeonatos das categorias veterano e veteraníssimo, que acontecerão no campo municipal, localizado Rua João Santana Leite, no Jardim Parnaíba.

O jogo do veteraníssimo (acima de 40 anos) será a partir das 10 horas entre as equipes do GR PARNAIBANO e UNIDOS DA FAZENDINHA. E as 13h15 acontece a final do veterano (acima de 33 anos), com UNIDOS DA FAZENDINHA enfrentando o COLORADO.

Tanto no veterano, quanto no veteraníssimo, é a primeira vez que as equipes chegam às finais do torneio.


Campeonato de Futsal

E na sexta-feira (02/08), às 19h30, será a vez da disputa do título do Campeonato de Futsal da segunda divisão. As competições acontecerão no Ginásio Armando Frediani, que fica na Rua Edgard de Moraes, 476, na Vila Nova.

A final do torneio, que começou com sete equipes, será disputada entre EC BANZO e AUDAX PARNAIBANO. Independente do campeão, as duas equipes já garantiram o acesso à primeira divisão, que começa no mês de maio de 2014.


Crédito
Texto: Renato Menezes MTB 54.101
Fotos: Mario Justo

Add a comment

Santana de Parnaíba promove Campeonato Municipal de Futebol

campeonato-de-futebol-de-santana-de-parnaibaTiveram início recentemente, os jogos do Campeonato Municipal de Futebol de campo de Santana de Parnaíba, organizado por meio da Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer (SMAFEL). Ao todo, estão disputando a competição mais de 40 equipes nas categorias veteranos (acima de 33 anos) e veteraníssimos (acima de 40 anos), 1ª e 2ª divisão.

Além de acontecer nos finais de semana, as partidas do Campeonato Municipal também serão realizadas durante a semana, no período noturno. E para marcar a grande novidade deste ano, foi realizada, no dia 1º de maio, uma disputa com os dois campeões de 2012 da 1ª e 2ª divisão, que foram respectivamente Refúgio e Artmanha. O emocionante jogo terminou em 3x0 para o Refúgio.

O Campeonato de Futebol deve se estender até o mês agosto. E todas as partidas serão realizadas nos campos do Campo Municipal, localizado na Vila Parnaíba, e no Campo do bairro 120.

No segundo semestre de 2013, terão início as disputas do Campeonato Municipal de Futebol nas categorias master (acima de 50 anos) e sub-18.

Campeonato de Futsal
Nesta primeira semana maio, também, tiveram início as partidas do Campeonato de Futsal. Estão disputando, ao todo, 24 times da 1ª e 2ª divisão de diversos bairros da cidade. Os jogos acontecerão até o mês de agosto no Ginásio de Esportes Armando Frediani e no Centro Poliesportivo do bairro 120.

No segundo semestre de 2013, serão realizadas as competições nas categorias menores: sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17.

Créditos:
Texto: Alessandra Oliveira Mtb: 33.655
Foto: SMAFEL divulgação

Add a comment

Santana de Parnaíba x Amigos do Caio Ribeiro na reabertura do Campo municipal.

futebol santana de parnaiba campo municipal

A Secretaria de Esportes convida toda a população para prestigiar o jogo entre o time de Santana de Parnaíba contra o time Amigos do Caio Ribeiro. Esse jogo marca a reabertura do Campo Municipal que passou por melhorias e manutenção como pintura, limpeza, tratamento do gramado e demarcação do estacionamento.

O jogo acontece no sábado 20/04 ás 10h da manhã no Campo Municipal localizado na Rua João Santana Leite, s/nº, maiores informações poderão ser obtidas diretamente na Secretaria de Atividade Física, Esporte e Lazer pelo telefone 4622-8650.


Foto: SECOM

 

 

 

Add a comment

Santana de Parnaíba realiza Congresso Técnico dos campeonatos municipais de Futebol e Futsal

encontro-tecnico-futebol-e-futsalNos dias 22 e 23 de março a Secretaria de Atividade Física, Esporte e Lazer de Santana de Parnaíba realizou no Cine Teatro, o Congresso Técnico de Futebol e Futsal dos campeonatos municipais, com os grupos que participarão das disputas pelas taças.

Na ocasião funcionários responsáveis da Secretaria aproveitaram para apresentar e divulgar aos times e participantes de modo geral os regulamentos das competições. Nos regulamentos estão contidos as normas e diretrizes que regerão as formas técnicas que deverão ser respeitadas durante todo o período das disputas.

O futebol de campo está dividido em quatro categorias: 1º e 2º divisão, Veteranos e Veteraníssimos. Já o futsal contempla somente as categorias de 1º e 2º divisão. É importante dizer que as inscrições já estão acontecendo há alguns dias, e os grupos que ainda não estiverem com todos seus jogadores inscritos, tem até o final da 1º fase do campeonato para completarem seus times.

Para as equipes que não compareceram no Congresso Técnico os regulamentos dos campeonatos estão disponíveis na Secretaria de Atividade Física, Esporte e Lazer. E as tabelas contendo grupos, horários e locais das disputas estarão disponíveis a partir do dia 15 de abril, também na Secretaria.

A partir também do dia 15 de abril estarão abertas as inscrições para as categorias menores, onde estarão divididos nas categorias Sub 9, 11, 13, 15 e Sub 17, do futsal. As equipes interessadas podem retirar a ficha de inscrição dos times na Secretaria.

Mais informações podem ser obtidas na própria Secretaria pelo telefone: 4622-8650, ou na rua: Suzana Dias – Centro Histórico.

Texto: Estela S. Eduardo

Add a comment

Prefeitura abre vagas para modalidades esportivas em diversos bairros

modalidades-esportivas--santana-de-parnaiba--parnaibawebEstão abertas inscrições para diversas modalidades esportivas gratuitas oferecidas pela Prefeitura de Santana de Parnaíba, que são gerenciadas pela Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer (SMAFEL). Elas serão desenvolvidas, a partir de março, em nove unidades esportivas, espalhadas em vários bairros da cidade (confira, no quadro abaixo, os endereços das unidades).

As vagas abertas são oferecidas para diversas modalidades como, Atletismo, Basquetebol, Danças (de Salão, Jazz, Ballet e etc), Futebol de Campo, Futebol de Salão, Ginástica Localizada, Ginástica Rítmica, Handebol, Hidroginástica, Lutas (como Karatê, Judô, Boxe e etc), Natação, Voleibol, Xadrez e etc.

Para se inscrever, basta comparecer em uma das unidades mais próximas de sua casa, com documentos pessoais, comprovante de residência, uma foto 3x4, realizar exame médico e preencher a ficha de inscrição. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

Segundo o secretário de Atividade Física, Esporte e Lazer Flávio Mendonça serão disponibilizadas, a partir de março, cerca de cinco mil vagas nas diversas modalidades. “Desde que assumimos a SMAFEL, no início de janeiro, estamos nos empenhando ao máximo para retornar com as atividades físicas oferecidas à população. Tivemos alguns problemas iniciais, como a falta de transição e a extinção do Grêmio Esportivo Santana de Parnaíba, o que ocasionou na falta de funcionários, como professores, mas, agora, nos estruturamos e vamos regressar com as atividades, criar novas modalidades, visando sempre a excelência e qualidade nos serviços prestados”, disse o secretário Flávio Mendonça.

Para mais informações, o interessado pode ligar na SMAFEL no telefone 4622-8650.

Unidades Esportivas em Santana de Parnaíba

Unidade

Endereço e telefone

Centro

Rua Meatinga, 64, Centro – tel: 4622-8650

Ginásio Armando Frediani

Rua Profº Edgard de Moraes, 476, Vila Nova

Izaura

Rua Veneza, 423 – tel: 4151-3671

120

Rua Estrela Dalva, 418 – tel: 4156-5959

Fazendinha

Rua Espírito Santo, 754 – tel: 4156-5675

Cidade São Pedro

Rua Fortunato Camargo, 532

Colinas da Anhanguera

Rua Cândido Portinari, 990 – tel: 4157-2170

Colinas da Anhanguera (Centro de Lutas)

Rua Genaro de Carvalho

Refúgio dos Bandeirantes (Ville Sport Show)

Estrada Rosimari Hidalgo dos Santos, 81 – tel: 4154-7152

Créditos:

Texto: Victoria Rapanelli – Mtb 55.870

Foto: Márcio Martinelli

Add a comment

Santana de Parnaíba conquista terceira posição nos 56º Jogos Regionais em Avaré

As equipes masculina e feminina de Taekwondo não tiveram medo do adversário e conquistaram o ouro nas duas categoriasChegou ao fim, no último sábado (28/07), mais uma edição dos Jogos Regionais do Estado de São Paulo. Este ano, a 56ª edição dos Jogos da oitava região foi realizada na cidade de Avaré.

A competição reuniu atletas de 62 cidades que, juntos, disputaram, entre os dias 18 e 28/07, 43 modalidades esportivas, divididas entre masculina e feminina e primeira e segunda divisões.

Mais uma vez, a delegação de Santana de Parnaíba, que, este ano, foi composta por 375 atletas e disputou as 43 modalidades, conseguiu manter a terceira colocação geral da primeira divisão. A cidade acumulou 266 pontos, ficando atrás de Jundiaí, com 308 pontos e Sorocaba, que conquistou 313 pontos e o primeiro lugar na classificação geral.

Na segunda divisão, a grande campeã foi a cidade de Votorantim, sede dos próximos Jogos Regionais, em 2013, com 173 pontos, seguida pelas cidades de Boituva, com 154 pontos e Cerquilho, com 150 pontos.

No quadro geral de medalha, Santana de Parnaíba garantiu 112 medalhas, sendo 46 de ouro, 45 de prata e 21 de bronze. Conquistaram ouro as equipes de
Taekwondo Feminino e Masculino, Ginástica Rítmica Feminino, Karatê masculino e Tênis Masculino e Feminino sub 21.

Já as equipes de Tênis Masculino, Basquete Masculino, Voleibol Masculino, Ginástica Artística Masculino, Biribol e Xadrez Masculino conseguiram a medalha de prata. Ficaram com o bronze as equipes de Damas, Futebol Masculino, Malha, Voleibol de Praia Feminino, Natação PCD, Xadrez Feminino e Tênis de Mesa Feminino.

Outras posições atingidas por Parnaíba foram o quarto lugar com o Atletismo Feminino e Masculino, Atletismo PCD, Voleibol Feminino, Capoeira Feminino, Handebol feminino; quinto lugar Judô Masculino, Karatê Feminino, Futebol Feminino, Basquete Feminino, Capoeira Masculino, Ciclismo Feminino; sexto lugar com Futebol Masculino; sétimo lugar com o Ciclismo Masculino, Vôlei de Praia Masculino e Judô Feminino e o oitavo lugar com Bocha.

Para o secretário de Atividade Física, Esporte e Lazer (SMAFEL) Darlan Chiló Bastianon, o bom resultado é sempre bem-vindo, pois demonstra o quanto vale a pena investir no esporte. “Conquistamos a terceira posição pelo segundo ano consecutivo. Nossas equipes vêm melhorando, tecnicamente, cada vez mais e esses resultados demonstram o quanto a administração tem investido no esporte. Nossos atletas estão de parabéns pelo espírito esportivo e garra demonstrada nessa competição”, explicou.

Vale ressaltar que todos os primeiros e segundos colocados de cada modalidade já estão classificados para os 76º Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni” que, este ano, acontecerá na cidade de Bauru, entre os dias 12 a 24 de novembro. Este ano, Santana de Parnaíba irá disputar pela primeira divisão dos Jogos Abertos.


História dos Jogos Regionais

Os Jogos Regionais tiveram início em 1950, na cidade de Presidente Prudente, com a finalidade de revelação de novos talentos. Desde aquela época, os campeonatos que se realizavam em algumas regiões paulistas evoluíram e se tornaram eliminatórios para Jogos Abertos do Interior.

Os Jogos Regionais são disputados, normalmente, no mês de julho. As competições são realizadas em oito regiões esportivas: 1ª Região Esportiva: Grande São Paulo; 2ª Região Esportiva: São José dos Campos; 3ª Região Esportiva: Bauru; 4ª Região Esportiva: Campinas; 5ª Região Esportiva: Ribeirão Preto; 6ª Região Esportiva: São José do Rio Preto; 7ª Região Esportiva: Presidente Prudente; 8ª Região Esportiva: Sorocaba.

Créditos:
Texto: Regiane Castanon – Mtb 46.780
Foto: Denner Morais

Add a comment

Santana de Parnaíba conquista 12 medalhas em resultado parcial dos Jogos Regionais em Avaré

Com posse do troféu e medalhas de ouro, a equipe de karatê posa para a foto vitoriosaSantana de Parnaíba começou com força total nos 56º Jogos Regionais, que este ano estão sendo disputados na cidade de Avaré, interior do Estado, até o próximo sábado (28/07).

Presente com uma delegação composta por 375 atletas e disputando as 43 modalidades esportivas, a cidade já conquistou as suas primeiras medalhas. Até o fechamento dessa matéria, Santana de Parnaíba, que na pontuação parcial geral está em 3º lugar com 160 pontos, contabilizou 12 medalhas, sendo, cinco de ouro, quatro de prata e três de bronze.

O município subiu ao pódio, no resultado geral, nas modalidades Damas, Ginástica Rítmica, Natação PCD, Taekwondo Feminino, Taekwondo Masculino, Malha, Tênis Feminino, Tênis Masculino, Voleibol Masculino, Handebol Masculino, Biribol e Karatê masculino.

A equipe feminina de tênis, por exemplo, na categoria 21, venceu a competição por dois sets a zero contra a cidade de Itu, favorita no evento. Já as equipes de Taekwondo masculino e feminino não se intimidaram diante do adversário e contabilizaram vitórias individuais, garantindo assim, o primeiro lugar.

No karatê feminino, o ouro individual veio nas modalidades até 57 kg, 67 kg e acima de 67 kg. Já na categoria masculina, o ouro foi conquistado pelos quatros atletas, que alcançaram desempenho superior aos municípios de Itu e Jundiaí, nas categorias, até 58 kg, 68 kg, 80 kg e acima de 80 kg.

Também em grupo, a equipe de ginástica rítmica conquistou o ouro, disputando com harmonia, graça e movimento, usando aparatos como arcos, bolas e fitas.

Vale ressaltar que várias modalidades ainda estão na briga pelo ouro, como a ginástica artística e o futsal feminino, que disputam a semifinal nesta sexta-feira (27/07).


Modalidades Especiais

Os atletas portadores de deficiência também estão na luta por uma boa classificação da cidade. Na natação PCD, a cidade conquistou o terceiro lugar na classificação geral. Já no atletismo, a cidade ganhou a medalha de bronze na categoria feminina e quarta posição na categoria masculina.

Créditos:
Texto: Regiane Castanon – Mtb 46.780
Foto: Denner Morais

Add a comment

Atletas de Santana de Parnaíba se preparam para a 56a edição dos Jogos Regionais em Avaré

Santana de Parnaíba já revelou grandes talentos e alcançou excelentes resultados com as equipes de atletismoSantana de Parnaíba estará presente em mais uma edição dos Jogos Regionais do Interior. Este ano, a competição, que já está em sua 56ª edição, será realizada entre os dias 16 e 28 de julho, na cidade de Avaré, interior de São Paulo.

A solenidade de abertura acontece no dia 18/07, a partir das 19h, na Associação Atlética Avareense, localizada na Rua Nove de Julho, 1861. Ao todo, participarão das disputas 62 cidades, que vão disputar os jogos nas primeira e segunda divisão.

Os Jogos Regionais, juntamente com os Jogos Abertos do Interior, são as maiores competições realizadas no país, com a participação de diversos atletas olímpicos. Santana de Parnaíba participa desde 1997 e, nos últimos anos, conseguiu finalizar os jogos entre as primeiras posições.

A cidade conta com uma delegação composta por 500 pessoas, sendo 375 atletas, além de técnicos, auxiliares, cozinheiras, dirigentes e funcionários para manutenção e apoio. A equipe ficará alojada, durante a temporada, na Escola Estadual Dona Maria Isabel Cruz Pimentel, na Rua Cel. João Cruz, 787, Vila Braz.

O município vai disputar da disputa em 42 modalidades. São elas: Atletismo masculino; Atletismo feminino; Atletismo masculino PCD; Atletismo feminino PCD; Basquete masculino livre, Basquete feminino livre; Biribol; Bocha; Capoeira masculino; Capoeira feminino; Damas; Futebol masculino; Futebol feminino; Futsal masculino; Futsal feminino; Ginástica Artística feminina; Ginástica artística masculino; Ginástica rítmica; Handebol masculino; Handebol feminino; Judô Masculino; Judô Feminino; Karatê Masculino; Karatê feminino; Taekwondo masculino; Taekwondo feminino; Tênis masculino; Tênis feminino; Tênis de mesa masculino; Tênis de mesa feminino; Voleibol masculino; Voleibol feminino; Vôlei Praia masculino; Vôlei Praia feminino; Xadrez masculino; Xadrez feminino; Malha; Natação Masculino; Natação feminino; Natação PCD masculino; Natação PCD feminino; Ciclismo masculino e Ciclismo feminino.

Para a realização dos treinos dos atletas aos Jogos Regionais, a Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Atividade, Física, Esporte e Lazer (SMAFEL), conta com o apoio do Grêmio Esportivo Santana de Parnaíba (GESP), da Fundação EPROCAD, entre outros parceiros.


Treinamento

As equipes têm treinado intensamente para conquistar as melhores posições, uma vez que, alcançando uma boa colocação, estarão automaticamente classificados para as disputas dos Jogos Abertos do Interior, que serão disputados em novembro, na cidade de Bauru.

Além dos treinamentos diários, os atletas seguem uma orientação alimentar e acompanhamento técnico. Com este trabalho de base, o município, que já conseguiu revelar grandes talentos, tem apresentado expressivos resultados e prova a qualidade das suas “pratas da casa”, como as equipes de Xadrez, Atletismo, Tênis, Natação e Futsal, que são as grandes promessas de ouro nessa competição.

Para o secretário de Atividade Física, Esportes e Lazer (Smafel) Darlan Bastianon, a preparação física, aliada ao empenho dos jogadores e o apoio da municipalidade, faz com que a cidade tenha grandes chances de continuar entre as primeiras colocações.

“Santana de Parnaíba tem conseguido chegar ao final da competição em boas colocações. Este ano, nós repetimos a fórmula e montamos uma equipe formada por bons atletas. Estamos indo à Avaré sabendo que vamos disputar com bons times, mas, temos a certeza de que vamos conseguir ocupar, mais uma vez, uma boa colocação no quadro geral, como o 3º lugar obtido em 2011, em Itapetininga”, disse o secretário.

Créditos:
Texto: Regiane Castanon – Mtb 46.780
Foto: Márcio Martinelli

Add a comment

Assine Nossa Newsletter


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/parnaiba/public_html/modules/mod_mailchimp2/mod_mailchimp2.php on line 209
Couldn't find list with id : e6be3465c9

Quem Curti o ParnaíbaWEB

Login

copyright © 2007 - 2013 - www.parnaibaweb.com.br