Como excluir perfis de pessoas que faleceram das redes sociais?

Como excluir perfis de pessoas que faleceram das redes sociais?

Deletar Perfil A perda de um ente querido ou mesmo de um(a) amigo(a) próximo(a) é um momento doloroso na vida de todo e qualquer ser humano, mas é um momento de decisões dolorosas, tais como: avisar amigos(as) e parentes, desfazer dos itens pessoais do(a) falecido(a), inventariar os bens, etc.

Entretanto o que poucas pessoas fazem, ou mesmo sabem como fazer, é excluir o perfil do(a) falecido(a) das redes sociais, pois são raros os casos de pessoas que enviam seus perfis e senhas para familiares ou mesmo amigos(as) para fazerem essa manutenção.

Eu sou usuário assíduo das redes sociais, principalmente do Facebook ®,  e certa vez apareceu em minha tela inicial que um amigo estava aniversariando naquele dia. Como de costume entrei na página e desejei um belo Feliz Aniversário. Minutos depois recebi uma mensagem privada de outro amigo informando que o aniversariante faleceu havia dois meses. Fiquei muito constrangido com a situação e corri para apagar o post, mas já era tarde muitos já haviam visualizado o post e fiquei extremamente sem graça.

Alguns serviços como email, blogs e Twitter® são cancelados automaticamente após certo tempo de inatividade por parte do dono da conta, mas a grande maioria permanece ativa.

Veja o que pode ser feito para cada caso:

Facebook

A rede social oferece a possibilidade de tornar o perfil um memorial. Dessa forma, a pessoa não irá mais aparecer no sistema de sugestão de amigos, nem poderá ser adicionada por outros usuários. Os amigos podem continuar a visitar o perfil e deixar recados em memória de quem faleceu. Para tanto, é preciso preencher um formulário online e enviar um atestado de óbito ou notícia sobre a morte. Outra opção é solicitar a remoção da conta; o familiar deverá enviar à rede social a certidão de nascimento, a de óbito e um documento para comprovar que é representante legal da pessoa que morreu.

Twitter

A rede social pode apagar o perfil do usuário, mas exige que a documentação seja enviada via Correios à empresa. Se não quiser fazer isso, a família pode esperar a remoção automática do perfil, já que as contas que ficam sem efetuar login por seis meses são desativadas.

Orkut

Para deletar o perfil, é necessário enviar um formulário online com o nome verdadeiro de quem faleceu, a URL do perfil e o atestado de óbito digitalizado. O Google informa que entrará em contato em até três dias úteis para confirmar os dados enviados.

Outras contas no Google

Se a pessoa usava serviços no Google (como Gmail, YouTube e Google+), uma forma de removê-los é solicitar que a empresa apague a conta @gmail do usuário. Uma vez apagada, todos os serviços ligados a ela também serão removidos. Para isso, será necessário fornecer dados como certidão de óbito da pessoa.

Instagram

A rede social de fotos pede que a família entre em contato por e-mail ( support@instagram.com). A empresa informa que retorna o contato pedindo informações adicionais antes de apagar o perfil em questão.

LinkedIn

Para encerrar a conta na rede social, a empresa pede que um formulário online de verificação de morte seja preenchido. No formulário, frisa a companhia, deve ser informado o endereço de e-mail que a pessoa que faleceu utilizou no registro do LinkedIn.

Texto: Marcelo Donisete

 

Perfil:

Marcelo DoniseteMarcelo Donisete é morador de Santana de Parnaiba a mais de 30 anos, formado em Análise de Sistemas, Ciências da Computação e pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Atua como Consultor de Gestão Empresarial, voltado a Tecnologia da Informação, nas áreas: Fiscal, Contábil, Financeira, Comercial e Logística.

 

Assine Nossa Newsletter

Seu Email:

Seu Nome:


Quem Curti o ParnaíbaWEB

Login

copyright © 2007 - 2013 - www.parnaibaweb.com.br