O Galo Preto cantou e encantou quem veio brincar o pré-carnaval parnaibano

O Galo Preto cantou e encantou quem veio brincar o pré-carnaval parnaibano

Bloco Galo Preto Santana de ParnaíbaO GALO PRETO CANTOU E ENCANTOU QUEM VEIO BRINCAR O PRÉ-CARNAVAL PARNAIBANO.

Contam os mais velhos da cidade que existiam dois sambas, o Galo Preto e o Galo Carijó, tempos depois o Galo Preto acabou, ficando apenas o Galo Carijó, que era comandado pelo Seu Henrique Preto. Com o passar do tempo, o então Galo Carijó, ganhou o nome de Grito da Noite e hoje abre oficialmente o carnaval de Parnaíba, na sexta que antecede os dias de Folia.

Passado anos, um grupo de amigos, decidiu reviver os tempos de glória do Galo Preto e hoje, o samba é uma das principais atrações do Pré – Carnaval Parnaíbano.

Próximo às 21h, seguindo o mesmo estilo do Samba de Bumbo Paulista, o Galo Preto saiu pelas ruas do Centro Histórico entoando músicas que lembram as antigas histórias, personagens e tudo aquilo que acaba sendo folclórico na cidade.

Umas das pequenas músicas que mais faz sucesso entre os foliões é uma que canta sobre uma casa de “lazer masculino”, cantam a plenos pulmões, integrantes e foliões :
“Eu briguei com a patroa / Tô que tô que não me aguento / Eu tô indo tomar uma / Lá no 3.500”.

O que mais chama atenção é o empenho de jovens, senhores, senhoras, moças em um esforço “brincante” para manter a tradição, essa que acompanha muitos desde os primeiros anos de vida.

Fato marcante no desfile de ontem, foi a presença do “boizinho” uma fantasia que duas pessoas saem cobertoas com um pano e uma máscara que representa um boi. A saída da fantasia causou emoção aos foliões mais antigos, que elogiaram muito a atitude dos organizadores do bloco.
Durante todo o percurso pelo Centro Histórico foi oferecido aos “tocadores” e foliões, bebidas. Muito dessas bebidas produzidas pelos próprios moradores.

O que mais chama atenção das pessoas que veem brincar na cidade, é a não violência, o Galo Preto assim como seu antecessor Berro do Sexo Forte, desfilou sem nenhum incidente registrado.

Hoje a folia continua com o bloco “Esquenta do Sambão”, formado em sua maioria por jovens que também tem como norte da sua cultura, o Samba de Bumbo.

Bloco Galo Preto 2014

Texto: Leandro Daher

 

Tem fotos do Galo Preto e gostaria de divulgar? Envie pra gente pela fanpage fb.com/parnaibaweb ou pelo email: contato@parnaibaweb.com.br

 

 

Leia também:
O Pré-Carnaval mais carnaval da cidade
Berro do Sexo Forte: Tradição, charme e alegria de volta ao Carnaval Parnaíbano
Programação CArnaval 2014 de Santana de Parnaíba

 

 

 

Assine Nossa Newsletter

Seu Email:

Seu Nome:


Quem Curti o ParnaíbaWEB

Login

copyright © 2007 - 2013 - www.parnaibaweb.com.br