O Pré-Carnaval mais carnaval da cidade

O Pré-Carnaval mais carnaval da cidade

O PRÉ-CARNAVAL MAIS CARNAVAL DA CIDADE.O PRÉ-CARNAVAL MAIS CARNAVAL DA CIDADE.

O final de semana do Pré-Carnaval Parnaibano terminou de forma espetacular. Tivemos no sábado uma apresentação bastante entusiasmada do Esquenta do Sambão, esse que é outro núcleo dos já tão comentados sambas de bumbo. O esquenta do Sambão se diferencia dos demais grupos, por ser formado em sua maioria por um pessoal bem mais jovem, e tem o abadá pago, além da compra do mesmo o folião também precisa contribuir com uma caixinha de cerveja para entrar na concentração. O Esquenta tem em suas características algumas particularidades que não vemos em outros blocos do gênero, como por exemplo, seus foliões seguidores são predominantemente jovens, o percurso é acompanhado por um carro que carrega todo tipo de bebida alcóolicas e não alcóolicas, está fornecida para todos que estão com o seu abadá e o seu horário de saída é sempre depois das 23 h.

Como todo o samba de bumbo, deu a tradicional volta no Centro Histórico, entonando as pequenas músicas que fazem sucesso entre os foliões, baseado é claro em eventos, pessoas e curiosidades da cidade.

No domingo foi a vez do Bloco Xodó do Detó. Nascido da reunião de amigos após um programa de rádio, o bloco concentrou-se ao lado do tradicional Bar do Detó. Localizado atrás da Igreja o bar é referência não só para os moradores da cidade, como também para visitantes, todos as procura da melhor culinária de boteco da cidade (destaque para a coxinha), além da cerveja “estupidamente” gelada.

O Bloco diferente dos anos anteriores não deu sua tradicional volta pelo Centro Histórico, o Grupo Alegria dos Koroas apresentou-se em um palco montado ao lado do Bar. Os foliões brincaram e pularam ao som das tradicionais marchinhas de carnaval, que hora eram substituídas por músicas compostas especialmente para o Bloco.

Assim como já é uma tradição do Detó (proprietário do bar) o abadá foi trocado por 2 quilos de alimentos não perecíveis ( ou ao custo de R$ 10,00 que serão destinados a compra de alimentos) que terão como destino a Secretaria de Assistência Social do Município. Hoje o Xodó do Detó é o único bloco que ainda proporciona a alegria do folião, mas sem esquecer a responsabilidade social com o próximo. Atitude louvável de todos familiares e funcionários que levam muito a sério os ensinamento desse senhor de poucas palavras.

Fechando o domingo tivemos o samba de bumbo, originário de Pirapora do Bom Jesus, o samba do Vovô da Serra do Japi, que diferente dos demais blocos, foi impelido de completar sua volta pelo Centro Histórico, mas isso de nada desanimou os foliões. O bloco uniu tocadores das duas cidades, além de desfilar na companhia de diversos cabeções.

Fica aqui registrado que o Pré-Carnaval Parnaibano contou basicamente com o apoio de particulares, que ressalto na figura do amigo Douglas Bazoli e da nossa Guarda Municipal Civil, onde destaco a Subinspetora Valéria Martins. A beleza, a história, a união, o respeito e força do samba de bumbo ficaram a cargo da população de Santana de Parnaíba, que fizeram deste Pré-Carnaval algo louvável e eternizado nas diversas fotos postadas nas Redes Sociais por aqueles que ali brincaram.

Que venha o Grito da Noite Parnaibano nesta QUARTA. E que sexta-feira próxima, ao som do também Grito da Noite, seja aberta a temporada de reinado do MOMO.

Eu agradeço imensamente à colaboração de todos, como parnaibano apaixonado pela minha cidade, o meu muito obrigado.

Pré-Carnaval 2014 de Santana de Parnaíba

 

Texto: Leandro Daher

 

Leia também:
O Galo Preto cantou e encantou quem veio brincar o pré-carnaval parnaibano
Berro do Sexo Forte: Tradição, charme e alegria de volta ao Carnaval Parnaíbano
Programação CArnaval 2014 de Santana de Parnaíba

 

 

Assine Nossa Newsletter

Seu Email:

Seu Nome:


Quem Curti o ParnaíbaWEB

Login

copyright © 2007 - 2013 - www.parnaibaweb.com.br