Santana de Parnaíba - Corpus Christi 2017

Santana de Parnaíba - Corpus Christi 2017

corpus-christi-santana-de-parnaiba

Na próxima quinta-feira (15/06), acontece o tradicional feriado de Corpus Christi e Santana de Parnaíba espera receber milhares de pessoas que visitam a cidade para participarem das comemorações religiosas e verem de perto o famoso tapete colorido de Corpus Christi.

A programação começa às 6h, com a montagem do tapete que tem como tema “Ano Mariano, Ano de Maria que nos leva a Eucaristia". A atividade envolve pessoas da comunidade católica da cidade, das paróquias da região e até turistas que querem participar.

O tapete, como de costume, é montado nas principais ruas do Centro Histórico: Largo da Matriz, Rua Suzana Dias, Largo São Bento, Rua Santa Cruz, Rua Bartolomeu Bueno, Praça 14 de Novembro, Praça da Bandeira e Rua Padre Miguel Mauro. É confeccionado para lembrar o mistério da Eucaristia – o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo – que, segundo a Bíblia, foi instituído pelo próprio Filho de Deus no dia da Santa Ceia.

Além da programação religiosa, os moradores e turistas poderão aproveitar o dia para visitar a Feira de Artesanato, que será montada na Rua André Fernandes e Conde de Monsanto e a Praça de Alimentação, na Rua Pedro Procópio.


Histórico da data

A celebração da Festa de Corpus Christi, nome que vem do latim e significa Corpo de Cristo teve origem em 1243, em Liége, na Bélgica, quando a freira Juliana de Mont Cornion teve visões de Cristo, manifestando o desejo de que a ocasião fosse lembrada com destaque. Em 1264, o evento foi estendido para toda a Igreja Católica, por determinação do Papa Urbano IV.

Não há registro histórico sobre a data de início do evento em Santana de Parnaíba. Sabe-se que até 1968 – ano em que a serragem passou a integrar o painel de cores – as ruas e janelas de Santana de Parnaíba eram enfeitadas com flores vermelhas de São João, comuns nos meses de junho e julho.

Programação corpus Christi 2017
06h00 - Confecção do tapete
08h30 - Missa na Igreja Matriz
10h30 - Missa na Igreja Matriz
12h00 - Missa na Igreja Matriz
15h00 - Missa campal seguida de procissão pelas ruas do Centro Histórico.

Assine Nossa Newsletter

Seu Email:

Seu Nome:


Quem Curti o ParnaíbaWEB

Login

copyright © 2007 - 2013 - www.parnaibaweb.com.br