Notícias

Câmara Parnaibana implanta canal de comunicação entre a população e os vereadores

APLICATIVO O VEREADOR E VOCEAplicativo “O Vereador e você” é uma iniciativa pioneira no país e promete revolucionar o trabalho dos parlamentares

No próximo dia 29, às 14h30, no Auditório Antônio Branco da Câmara dos Vereadores, a Z Tec, empresa de soluções em Tecnologia de Informação (TI), instalada há mais de 15 anos em Alphaville, lança oficialmente o aplicativo (APP) “O Vereador e Você”, desenvolvido especialmente para a Câmara de Santana de Parnaíba. “A tendência das pessoas se comunicarem por smartphone cresce a cada dia. Pensamos em uma ferramenta que tivesse essa praticidade”, comentou Evandro Bei, fundador da Z Tec. O objetivo do APP é popularizar e estreitar a relação da Câmara com o munícipe. Por meio da tecnologia, disponível em todos os sistemas operacionais (Android, IOS e Mobile), será possível fazer solicitações, sugerir melhorias para a cidade, ajudar o vereador a fazer indicações, agendar audiência, acompanhar a rotina do legislativo e a aprovação de projetos de lei.

Todos os vereadores terão um canal dentro do APP. Os moradores poderão enviar mensagem de texto, anexos e imagens. “A solicitação será registrada no sistema de gestão da própria Câmara e vai alimentar um sistema de ordem de serviços e de protocolo. O andamento do processo poderá ser acompanhado pelo usuário do sistema”.

O download do APP “O Vereador e Você” poderá ser feito gratuitamente nas lojas virtuais. No momento que é instalado no aparelho, no primeiro acesso, é feito um cadastro para evitar mau uso do sistema. Segundo o presidente da Câmara, Nequinho Desanti, “Essa relação diária que as pessoas têm com seu smartphone, de olhar e-mail, acessar o banco, baixar música, poderá também ser utilizada para encaminhar e acompanhar as demandas com seu vereador. Parnaíba será pioneira, a primeira Câmara a ter um APP. É preciso enxergar a modernidade, o que está acontecendo na frente, caso contrário, o serviço ágil que a população espera e precisa não acontece”, enfatizou.

Para o lançamento do aplicativo, foram convidados os Dirigentes de entidades de Classe, autoridades, prefeitos e presidentes de Câmaras de todos os Municípios da Região Oeste da Grande São Paulo

 

Add a comment

Vereadores votam por arquivamento do processo contra o vereador Nilson Cadeirante

Vereador Nilson Cadeirante durante apresentação do parecer da Comissão de Ética13ª Sessão Ordinária da Câmara apresenta parecer da Comissão de Ética

Vereadores votam por arquivamento do processo contra o vereador Nilson Cadeirante

No dia em que se comemora a assinatura da Lei Áurea, que libertou os escravos no Brasil, em 1888, a 13ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Santana de Parnaíba votou, nesta terça-feira, 13, pelo arquivamento do processo de cassação do vereador Nilson Cadeirante, conduzido pela Comissão de Ética da Casa e colocado em pauta na ordem do dia. O inquérito, que analisou a conduta ética de Nilson Cadeirante, partiu de uma denúncia formulada por um munícipe e veiculada em reportagem no programa fala Brasil, da Rede de Televisão Record, no dia 3 de fevereiro de 2014, onde o referido vereador aparecia nas filmagens recebendo parte do salário de seu assessor.

Segundo os integrantes da Comissão de Ética, vereadores Amâncio Neto, Agnaldo Moreno e Alemão da Banca, a comissão não contava com elementos suficientes claros para pedir a cassação do vereador Nilson Cadeirante, pois poderiam incorrer na prática de ato de injustiça ao julgar o caso, ainda alegaram que não foi possível ouvir as duas partes envolvidas, baseando-se apenas nos vídeos apresentados tanto pela TV Record, quanto o que o veiculou pelas redes sociais que contrariava o primeiro apresentado.

O Presidente da Casa Nequinho Desanti, disse que antes de convocar a Comissão de Ética, ouviu os pareceres jurídicos da procuradoria da Câmara que indicavam que esse seria o caminho a percorrer e a Comissão Especial de Inquérito poderia ser convocada em um segundo momento. Por fim o processo foi apresentado para votação do seu arquivamento ou não e a maioria votou pela primeira opção.


Vereadores que votaram a favor do arquivamento do processo de investigação:
- Agnaldo Moreno (DEM)
- Alemão da Banca (SDD)
- Amâncio Neto (PSDB)
- Gino Mariano (PRTB)
- Guilherme Correia (SDD)
- Marcos o Tonho (PSDB)
- Ronaldo Santo (PSB)
- José Cardoso (PSDB)

Vereadores que votaram contra o arquivamento do processo de investigação:
- Angelo da Silva (PROS)
- Chiquinho Miguel (PTB)
- Dr. Rogéio (PCdoB)
- Régis Salles (PMDB)
- Vicentão (PMDB)


Crédito das fotos: Josiel Paiva

Add a comment

Vereadores de Santana de Parnaíba criticam Sabesp

Vereadores de Santana de Parnaíba criticam SabespProposta de multa por aumento de consumo causa indignação aos parlamentares parnaibanos

Nesta terça-feira, 22 de abril, data em que se comemora o Dia da Terra, a 10ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Santana de Parnaíba não teve projetos de Lei na ordem do dia para votação, porém foram aprovados 136 indicações, 2 Moções de Aplausos e 32 requerimentos, sendo quatro destes de pesar, em memória de cidadãos parnaibanos falecidos no decorrer da semana.

Além das proposituras, foi realizada a leitura dos projetos de Lei elaborados pelos parlamentares e que serão encaminhados à Procuradoria Jurídica e às Comissões Permanentes da Casa de leis para exararem seus pareceres, dentre eles, chamou atenção o PL 064/2014, de autoria do vereador Ronaldo Santos, que busca soluções e alternativas para a prevenção do desperdício de água no Município, tema que despertou a manifestação de alguns dos vereadores, entre eles o presidente da Câmara, vereador Nequinho Desanti, que criticou abertamente a postura e o péssimo serviço prestado pela empresa Sabesp. Segundo ele a Sabesp comete um verdadeiro crime com o cidadão, quando cobram por serviços que não realizam e ainda disse: “A Sabesp cobra duas vezes pela água que recebe da Natureza. Cobra um valor da água que entrega, e o mesmo pelo esgoto que sai, que deveria ser tratado e devolvido à natureza, coisa que ela não o faz, contaminando nossos mananciais e provocando uma escassez ainda maior de água. Com isso, busca subterfúgios para penalizar o consumidor, ainda mais, pelos seus péssimos serviços”, desabafou Nequinho.


Crédito das Fotos: Josiel Paiva

 

Add a comment

Nequinho Desanti questiona desativação de posto da Guarda Comunitária

Nequinho Desanti  questiona desativacao de posto da Guarda ComunitariaPresidente da Câmara de Santana de Parnaíba encaminha requerimento ao poder executivo pedindo explicações

Embasado no direito básico à segurança física, psicológica e patrimonial, conferido ao cidadão pela Constituição Federal, o presidente da Câmara dos Vereadores de Santana de Parnaíba, Nequinho Desanti, encaminhou o requerimento nº 329, pedindo explicações e justificativas ao prefeito interino em exercício do município parnaibano referente aos motivos que levaram à desativação das bases operacionais da Guarda Municipal Comunitária, que funcionam nos bairros da Aldeia da Serra, Jaguari e Parque Santana.

No requerimento Nequinho pede explicações e esclarecimentos sobre o porque as bases foram desativadas, em que datas ocorreram de fato a desativação e se existe previsão para reativá-las. Segundo ele, a desativação das bases operacionais da Guarda Comunitária em importantes bairros de grande densidade de pessoas e veículos vem na contramão constitucional, produzindo um desserviço á população parnaibana: “Essa iniciativa do poder público municipal é um verdadeiro descaso com o povo, relega-nos à mercê da marginalidade, ato que podemos classificar como de abandono e merecemos explicações”. Desabafou Nequinho Desanti.

No requerimento, o presidente da Câmara cobra explicações, conforme o artigo 54 , inciso VI da Lei Orgânica do Município de Santana de Parnaíba, em um prazo de 15 dias.

Add a comment

Câmara Municipal de Santana de Parnaíba tem sessão tranquila

Câmara Municipal de Santana de Parnaíba tem sessão tranquila

Cinco projetos são aprovados e três são retirados da ordem do dia

A calmaria voltou à Câmara Municipal de Santana de Parnaíba, na 9ª sessão ordinária ocorrida em 15 de abril de 2014. Foram apresentados 8 projetos de Lei, sendo que dois deles, de autoria do poder executivo, foram retirados da pauta da ordem do dia: o PL nº 029/2014, que institui o Plano Municipal de Saneamento Básico, instrumento da Política Municipal de Saneamento Básico e o PL nº 037/2014, que dispõe sobre a autorização ao Poder Executivo para firmar convênio com o Governo do Estado de São Paulo por intermédio da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A., objetivando a cooperação técnica e apoio recíproco para a implementação do corredor Metropolitano de Transportes de Passageiros de média e baixa capacidade no trecho Cajamar/Santana de Parnaíba/Barueri. Assim como esses dois projetos, o PL nº 012/2014, de autoria do vereador Ângelo da Silva, que acrescenta dispositivos na Lei 3369 de 01 de Janeiro de 2014, que versa sobre estacionamentos privados no município de Santana de Parnaíba, também foi retirado da pauta de votação devido a ausência do vereador em virtude do nascimento de sua filha.

Já os PL nº 034/2014, de autoria do vereador Marcos O Tonho, que institui o Dia do Agente de Endemias no Município; o PL nº 035/2014, de autoria do vereador Ronaldo Santos, que institui o dia do sepultador, a ser comemorado em 1º de novembro e o PL nº 041/2014, de Autoria dos vereadores Ângelo da Silva e Nequinho de Desanti, que institui o Dia de Corretor de imóveis no âmbito do município, foram aprovados por unanimidade e em única votação. Os Projetos de Decreto Legislativo nº 001/2014 que outorga a medalha de Suzana Dias ao Jornalista João Bosco de Rezente e nº 002/2014, que outorga a mesma honra ao senhor Erte de Jesus Spitaletti, ambos apresentados pelo presidente da Câmara, vereador Nequinho Desanti, foram aprovados em segunda votação e também por unanimidade. Segundo o presidente da Câmara, as honrarias instituídas através da Medalha Suzana Dias, serão entregues em outra ocasião e deverão contemplar outras personalidades de destaque na sociedade parnaibana.

 

 

Add a comment

Sessão ordinária da Câmara Parnaibana é suspensa

Sessão-ordinária-da-Câmara-Parnaibana-é-suspensaUm a um, vereadores se retiram e sessão é interrompida

O auditório Antonio Branco ficou totalmente lotado por cidadãos que acompanharam, no dia 18 de fevereiro, a 3ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Santana de Parnaíba e não viram a conclusão dos trabalhos.

Após o início da sessão ordinária, o vereador Agnaldo Moreno, alegando problemas de saúde, se ausentou da sessão e após a apresentação das proposituras (indicações, requerimentos e moções) tiveram início os debates em tribuna livre.

Devido a uma manobra regimental, parlamentares tanto da oposição, quanto da base aliada, gradativamente foram deixando o plenário alegando motivos pessoais e a sessão foi suspensa sem a conclusão dos trabalhos propostos na ordem do dia.

 

 

Add a comment

Vereadores da base aliada ao prefeito abandonam sessão em Parnaíba

Vereadores-sessão-em-ParnaíbaOs oito vereadores aliados ao governo Elvis Cezar saíram do plenário e prejudicaram votação de projetos

Mais um fato inédito na política da Região Oeste da Grande São Paulo foi registrado durante a sessão da Câmara Municipal de Santana de Parnaíba nesta terça-feira (11). Os oito vereadores da base aliada ao prefeito Elvis Cezar (PSDB), que compõem a maioria do Legislativo, deixaram o plenário Antônio Branco.

A saída do grupo foi iniciada pelo vereador Nilson Cadeirante (SDD), durante seu uso da tribuna livre. Ao começar o seu discurso alguns moradores presentes na Câmara se manifestavam com apitos. Foi o suficiente para Nilson Cadeirante afirmar que não havia segurança suficiente para manter-se no local. “Por motivo de segurança vou me retirar na Câmara”.

Logo após se ausentar os outros sete vereadores da base aliada ao governo também saíram: Alemão da Banca (SDD), Amâncio Neto (PSDB), Gino Mariano (PRTB), Guilherme Correia (SDD), Marcos O Tonho (PSDB), Ronaldo Santos (SDD) e Zé Cardoso (PSDB).

No entanto, a Polícia Militar estava presente no lado externo do prédio da Câmara e dentro do plenário estavam, a trabalho, 12 guardas municipais. O presidente da Casa, Nequinho Desanti (SDD), solicitou ao departamento jurídico que com base no regimento interno faça os devidos descontos da folha de pagamento dos vereadores que abandonaram a sessão. “A segurança dos vereadores está garantida e não houve ameaça alguma que justifique a saída do plenário”, afirmou.

Para o vereador Régis Salles, que foi presidente por dois mandatos na Câmara, falta comprometimento por parte de alguns vereadores. “Não há postura. Sinto saudade das duas vereadoras que no passado estavam nesta Casa. Duvido que, mesmo se estivessem na base aliada, elas teriam ido embora. Em nenhum momento houve agressão ou tentativa”, destacou.
Projeto de aumento salarial de funcionários da Câmara não é votado

Com a saída de oito vereadores ficou prejudicada a votação de dois projetos por falta de quórum. Um deles trata de reajuste salarial aos funcionários do Legislativo, estipulando como piso salarial o valor de R$ 1.500,00, que representa aumento real de 50%. Outro projeto previa a adequação e elevação do valor do vale transporte dos servidores da Câmara de Santana de Parnaíba.

 

 

Add a comment

Primeira sessão ordinária da Câmara parnaibana em 2014 teve auditório lotado

santana-de-parnaiba-primeira-sessao-camara-2014Sessão contou a instauração de CEI e apresentação de mais de 600 proposituras

A primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Santana de Parnaíba deste ano, ocorrida na terça-feira (4), no auditório Antônio Branco, contou com a presença maciça da população que pode acompanhar de perto o desempenho dos parlamentares do município.

Para início dos trabalhos abertos ao público deste ano, foram apresentadas 602 proposituras, sendo 472 indicações, 105 requerimentos, 10 requerimentos de pesar, 3 moções, 11 projetos de Leis e um processo de Decreto de Resolução.

Também foi instaurada uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), composta pelos vereadores Guilherme Correia, Chiquinho Miguel e Ronaldo Santos, todos escolhidos por sorteio, que irá apurar a denúncia apresentada por um munícipe parnaibano contra o então Secretário de Governo Municipal, Manoel Firmino Moreira Filho, que teria usado indevidamente veículo da frota municipal, para fins pessoais. Segundo o presidente da Câmara, Nequinho Desanti (SDD), a CEI terá um prazo de 90 dias para a conclusão dos trabalhos.

Ainda nessa sessão, o presidente da Câmara encaminhou à Comissão Permanente de Ética e Decoro Parlamentar denúncia formalizada por munícipe contra o vereador Nilson Cadeirante, com base em reportagem divulgada pelo programa Fala Brasil, da Rede Record. De acordo com pareceres da Comissão, poderá ser constituída uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar a denúncia e tomar as devidas providências, como determina a lei.

 

 

 

Add a comment

Sessões da Câmara tem reinício em fevereiro

santana-de-parnaiba-reinicioa-da-sessão-parlamentarApós recesso parlamentar, as sessões do Legislativo voltarão a acontecer a partir do próximo dia 4

Apesar de todos os gabinetes dos representantes do povo parnaibano estarem funcionando a todo o vapor desde o começo do ano, as sessões ordinárias, que apreciam e votam as proposituras de cunho popular, elaboradas pelos vereadores, estavam em recesso, assim como acontece em todos os municípios brasileiros.

Nesse período de um pouco mais de um mês sem sessão, foram apresentados pelos vereadores parnaibanos, protocolados na secretaria da Câmara até às 15h do dia 30 de janeiro, mais de 430 indicações, 91 requerimentos, 12 projetos de Lei , 3 moções e 6 requerimentos de pesar, num total de 542 proposituras a serem apreciadas e votadas em plenário. Esses números tendem a subir em razão da secretaria da Câmara receber e digitalizar as proposituras até o final da tarde do dia 31 de janeiro.

As sessões da Câmara poderão ser acompanhadas pelos munícipes todas as terças-feiras, às 15h, no próprio plenário Antônio Branco, sito à rua Porto Rico, 231, Jardim São Luís, ou através do site da Casa de Leis www.camarasantanadeparnaiba.sp.gov.br, com transmissão ao vivo, tanto na TV Câmara quanto pela Rádio Câmara.

 

 

Add a comment

“Cartilha Passo a Passo” explica funcionamento do Legislativo Municipal

Santana de Parnaíba Cartilha Camara MunicipalPublicação com 62 páginas pode ser retirada na Casa de Leis e consultada nas bibliotecas da cidade

Material explica o funcionamento das Câmaras Municipais, a atuação fiscalizadora dos vereadores e o mecanismo da elaboração de leis. Assim é a “Cartilha do Poder Legislativo Passo a Passo”, lançada esse mês pela Câmara de Santana de Parnaíba. A publicação, que tem tiragem inicial de 10 mil exemplares e 62 páginas, será distribuída em escolas, bibliotecas, entidades e está disponível para ser retirada na Câmara, gratuitamente. “O objetivo é facilitar o acesso à informação pelo cidadão. Queremos que as atividades e os termos utilizados pelos vereadores sejam de fácil acesso”, conta Nequinho Desanti, presidente da Câmara.

A Cartilha indica, por exemplo, como funciona a Mesa Diretora, que tem as atribuições administrativas e executivas do órgão; como são compostas as comissões, que estudam os projetos de leis e emitem pareceres sobre os temas votados pelos vereadores; composição das bancadas (blocos partidários com representação) e andamento das sessões: ordinárias, especiais, solenes e extraordinárias.

A publicação também conta a história da cidade, os dados gerais, explica os símbolos municipais, o hino da cidade, além de conter a galeria de prefeitos e vereadores, desde a primeira legislatura. “É um guia rápido. Ele é importante porque possibilita que o morador conheça os símbolos e a história de sua cidade. Com isso, queremos despertar o senso de cidadania, motivando o parnaibano a participar dos destinos do município”, explicou o presidente da Câmara.

A Cartilha do Poder Legislativo Passo a Passo também cita festividades como o Antigomobilismo, o Corpus Christi, o Drama da Paixão, e o Carnaval, que atraem milhares de turistas a Santana de Parnaíba, todos os anos.

 

 

Add a comment

TV Câmara Santana de Parnaíba

 

Assista ao vivo toda terça-feira apartir das 15:00 a Sessão da Câmara Municipal de Santana de Parnaíba.



 

Curta a nossa página no Facebook ParnaíbaWEB

 

Add a comment

Mulheres recebem homenagem dos vereadores de Santana de Parnaíba

A Câmara Municipal de Santana de Parnaíba realizou na noite do dia 05 de março, sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. 26 mulheres da cidade, de diferentes profissões receberam homenagens

A Sessão de homenagem para as Mulheres contou com a presença dos seguintes vereadores 1. Amâncio Raimundo de Sousa Neto (Amancio Neto); 2. Ângelo da Silva Souza (Ângelo da Silva); 4. Antonio Marcos Batista Pereira (Marcos o Tonho); 5. Elvis Leonardo Cezar (Elvis Cezar); 6. Evanilson Martins (Nilson Cadeirante); 7. Francisco Miguel Neto (Chiquinho Miguel); 8. Genuíno Antonio de Lima (Gino Mariano); 9. Guilherme da Silva Correia (Guilherme Correia); 10. Ronaldo Ascêncio Santos Ferreira (Ronaldo Santos); 11. Sebastião Silveira Nequinho Desanti (Nequinho); 12. Valmir Baptista Damas (Alemão da Banca), o Vereador Rogério Vagner Rezende justificou sua ausência da sessão solene por problemas de saúde.

"As mulheres são como a Lua: com suas fases, ås vezes ficam escondidas, mas nunca perdem seu brilho encantador". Com esta frase, o presidente Elvis Cezar (PSDB) enviou convite para 26 mulheres para receberem uma singela homenagem pela passagem do Dia Internacional da Mulher dos vereadores da Casa de Leis de Santana de Parnaíba.

A sessão solene foi aberta pelo presidente da Câmara, acompanhada por 11 dos 15 vereadores, sendo que o vereador Vicente da Costa justificou ausência por motivo de saúde e prestigiada pelo vice-prefeito de Santana de Parnaíba, Oswaldo Borelli. No salão nobre do poder legislativo a Banda da Guarda Municipal recebia os convidados, imprensa e homenageadas da noite, executando números musicais.

E foi com esta mesma Banda, que depois de composta a Mesa Principal da Sessão Solene foram executados os hinos nacional e municipal.

Em seguida, foi passado um vídeo explicando por ordem cronológica a história mundial das conquistas das mulheres e, esclarecendo o significado da data de 08 de março quando mulheres morreram queimadas durante uma manifestação no ano de 1857. Foram mostradas importantes datas e momentos que marcaram as conquistas e a evolução do papel da mulher na sociedade, tais como personagens marcantes, o primeiro ano que as mulheres tiveram direito ao voto no Brasil, em 1917, a implantação da primeira Delegacia de Defesa da Mulher em 1988, a criação da Lei Maria da Penha, em 2006 e até a posse da Primeira Presidente do Brasil, em 2010.

Para abrir os pronunciamentos foi convidado a fazer uso da tribuna, o vice-prefeito de Santana de Parnaíba, que comentou: "Fico sem palavras para externar meus sentimentos a respeito das mulheres. Estou emocionado porque hoje é aniversário da minha mãe, almocei com ela e vejo nas mulheres uma força, garra e um dom único, uma maneira diferente do homem de ver e viver a vida. São seres maravilhosos, parabéns a todas as mulheres", fala Borelli.

A primeira homenageada da noite foi a primeira-dama e mãe do presidente da Câmara, Elisabeth Cezar, mais conhecida como Dona Beth. "Assisti no vídeo e percebi o quanto esta data é séria. São tantas as mulheres que nos servem de exemplo de vida, como a própria Maria, mãe de Jesus, personagens da Bíblia, como Ruth, Ester, mas também temos tantas outras mulheres importantes, que são cozinheiras, donas de casa, arrumadeiras, arquitetas, religiosas, advogadas, professoras, mães. São tantas crianças, jovens, adultas, idosas. Todas são finas jóias da vida. Parabéns mulheres de Santana de Parnaíba!, afirma orgulhosa Dona Beth, que se pronunciou em nome das demais homenageadas da cidade.

Para o vereador Elvis Cezar, a data "Dia Internacional da Mulher" é de suma importância para a sociedade. "Como não se emocionar ao falar sobre a minha mãe, a minha esposa, as mulheres da minha vida. Eu, que com apenas 4 anos de idade, já estava alfabetizado pela dedicação e abdicação da minha mãe. Tenho passado por muitas provas nesta vida e quem tem me apoiado em todas elas é a minha esposa, que também é advogada, trabalhadora, companheira e guerreira. Mas não temos somente motivos para comemorar, temos ainda motivos para lutar pelas mulheres. Santana de Parnaíba não possui uma Delegacia da Mulher, uma Maternidade ou um Espaço dedicado a elas, enfim, benefícios. Homens e mulheres tem que ficar sempre juntos, um ao lado do outro lutando por conquistas e dias melhores", afirma o presidente.

HOMENAGEADAS: Donas de casa, funcionárias públicas, executivas, advogadas, professoras, médicas, enfermeiras, estudante, juíza, delegada, líderes comunitárias, enfim: mulheres! Confira a lista das homenageadas:

Elisabete Leonardo Cezar - secretária municipal de Assistência Social e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santana de Parnaíba.

Selma Oliveira Cezar - advogada. 3. Akiko Tanigami, advogada. 4. Ester Cristina Oliveira Desanti, pedagoga. 5. Dra Maria Elizabeth Mostardo Nunes, Juíza do Trabalho. 6. Maria de Fátima Pereira, advogada. 7. Fátima Aparecida Muro, secretária de Cultura e Turismo. 8. Dra. Patrícia Helena Busaneli Silva, secretária da saúde. 9. Dra. Andréia Cristina Fogaça, delegada da Polícia Civil. 10. Maria de Lourdes Mostardo, voluntária. 11. Antonia Alves da Silva, funcionária pública aposentada. 12. Maria Amélia Oliveira Correia, presidente Centro de Convivência da Terceira Idade. 13. Dra. Heloísa Morishita, médica pediatra. 14. Dra. Rosana Lappo, dentista. 15. Miriam Matiko Kazama, farmacêutica. 16. Atsuko Kawai, enfermeira sanitarista. 17. Sandra Magri, assistente social. 18. Angela Aparecida Malaquias, guarda municipal. 19. Valéria Barthalo de Almeida Machado, guarda municipal. 20. Maria de Lourdes Vicente Araújo, professora. 21. Agda Maria Cerqueira, professora. 22. Andrea Pinto da Silva, funcionária pública. 23. Ionara Pereira dos Santos, presidente da Avemare - Associação Vila Esperança de Materiais Recicláveis. 24. Valdelaine Cristina de Oliveira, funcionária pública da Câmara. 25. Maria José Dantas Barbosa, funcionária pública da Câmara. 26. Dona Dirce Helena Soares Claudio, líder comunitária.

Foram entregues a cada uma um vaso de flores espelhado coberto de rosas nas cores rosa, lilás e vermelha, com a seguinte mensagem:

A você, Mulher… que traz beleza e luz aos dias mais difíceis, que divide sua alma em duas partes para carregar tamanha sensibilidade e força, que ganha o mundo com sua coragem, que traz paixão no olhar. Mulher que luta pelos seus ideais, que dá a vida pela sua família. Mulher que ama incondicionalmente, que se arruma, se perfuma, que vence o cansaço. Mulher, que chora e que ri. Mulher que sonha… E, tantas outras mulheres, com belezas únicas, vivas, cheias de mistérios e encantos! As mulheres devem ser lembradas, amadas e admiradas, todos os dias!!

PARABÉNS MULHERES DE SANTANA DE PARNAÍBA. Homenagem da Câmara Municipal em comemoração ao DIA INTERNACIONAL DA MULHER - 08 de março de 2013.

Add a comment

Sob nova direção Câmara de vereadores realiza sua 1ª sessão

A primeira sessão do ano realizada na tarde do dia 05 de fevereiro, na Câmara Municipal de Santana de Parnaíba foi marcada pela participação dos vereadores em sua primeira gestão. O vereador e presidente, Elvis Cezar (PSDB) mostrou empolgação no comando dos trabalhos. O vice-prefeito da cidade, Oswaldo Borelli, representou o prefeito, Antonio da Rocha Marmo Cezar, que estava em Brasília (DF)

Ao assumir a presidência da Casa de Leis de Santana de Parnaíba, o vereador Elvis Cezar, demonstrou ter um estilo próprio no comando dos trabalhos. Antes mesmo de compor a Mesa Diretora para dar início a leitura da pauta do dia, começou a agradecer a presença do público que lotou as dependências do Plenário e começou a convidar autoridades para subirem ao palco. Depois de acomodar os convidados especiais, entre eles o comandante da Polícia Militar, da Guarda Metropolitana, do Conseg – Conselho de Segurança, de ONGs – Organizações Não Governamentais, Igrejas, Imprensa, Artistas, Líderes Comunitários, Vereador de Pirapora do Bom Jesus, é que deu início aos trabalhos da sessão ordinária.

Dos 15 vereadores, somente Guilherme Correia (DEM) esteve ausente por motivo de ordem pessoal. A sessão não pode contar também com a presença do prefeito de Santana de Parnaíba, Antonio da Rocha Marmo Cezar, pelo motivo do mesmo ter viajado na noite anterior à Brasília, com a finalidade de buscar recursos financeiros para o município. “Depois da posse, esse seria um segundo momento mais importante na trajetória política do prefeito Cezar, mas ele abriu mão desta emoção para buscar recursos para o município. Recebemos o caixa da prefeitura com dívidas, servidores sem pagamentos e uma situação difícil de ordem administrativa”, declara Borelli.

Os secretários se revezaram na leitura das dezenas de Indicações, Requerimentos e Moções. Em seguida, os vereadores se pronunciaram para efetuar os pedidos de autorização de assinatura aos autores dos respectivos requerimentos.

No final da leitura das Moções, muitas deles de pesar, o presidente convocou a todos os presentes para fazerem Um Minuto de Silêncio em respeito aos falecimentos e, em especial, as vítimas da tragédia ocorrida na cidade gaúcha de Santa Maria, que matou 238 jovens.

Se inscreveram para os pronunciamentos livres, 9 (nove) vereadores. Destes somente 3 (três) já exerceram mandatos como vereador, os demais estão em sua primeira gestão. “Fiquei nervoso, mas até o presidente ficou, acho que é normal para a primeira vez. Até recebi palmas!”, comentou o vereador Antonio Marcos Batista Pereira (O Tonho - PSDB), que usou a tribuna para falar de nepotismo – contratação de parentes no poder executivo, abordado inicialmente pelo vereador Ângelo da Silva Souza (PSB).

“Cargos como o da primeira dama, a frente da Secretaria de Promoção Social não pode ser visto como errado. Ela está servindo ao governo e não ao prefeito. Errado mesmo era a corrupção que existia dos funcionários públicos na gestão anterior”.

“Não sou contra e nem a favor de um ou de outro prefeito, sou a favor do povo de Santana de Parnaíba. Colocar parentes em cargos na prefeitura pode até ser legal, mas para mim é imoral”, fala o vereador Ângelo Souza.

Já o vereador Evanilson Martins (Nilson Cadeirante – PDT), frisou que o seu foco de trabalho será a acessibilidade e a inclusão social, mas também disse ser grande incentivador de ações públicas voltadas aos esportes, educação e saúde para a população”.

O vereador Ronaldo Santos (PSB) foi o único da gestão anterior a se pronunciar na tribuna para comentar deste seu novo mandato sob nova direção na Câmara e na Prefeitura Municipal.

O líder do governo, vereador Nequinho Desanti (PTB), deixou claro que a sua experiência na Câmara (hoje em seu 6º mandato) e também no executivo farão a diferença no seu trabalho. “Não posso admitir que uma cidade tão importante como Santana de Parnaíba ainda tenha problemas básicos, como falta d´água e 100% sem tratamento de esgoto. É inadmissível!”.

Em seu pronunciamento, o vereador e presidente Elvis Cezar frisou a importância do papel do vereador de legislar em prol da população, fiscalizar os serviços prestados na cidade e pediu empenho de todos os vereadores da Casa para o trabalho de denunciar os possíveis erros cometidos pelo poder executivo. “Não vou inverter meus valores porque o prefeito é o meu pai. Acredito que imoral é você ter conhecimento e consciência dos erros e não denunciar. Não aceito uma cidade com orçamento milionário não ter dinheiro para comprar medicamentos. Não arcar com a responsabilidade de pagar os honorários do funcionalismo público para pagar credores privilegiados. Colegas, não tenham medo de se manifestarem, precisamos nos unir para fazer o melhor pela nossa cidade. Vamos consertar o que está errado, sem alterar os princípios morais”, afirma o presidente.

O vice-prefeito Borelli encerrou a sessão comentando os primeiros 36 dias de administração. “Começamos este mandato, nem nenhuma transição. O governo anterior prejudicou muito a cidade. Mas o povo mudou e vai superar os obstáculos colocados. O trabalho do vereador é fiscalizar o poder executivo, então que todos fiscalizem erros como o que achamos na administração pública, onde além de dívidas, funcionários e prestadores de serviços sem pagamento, encontramos erros inadmissíveis como, por exemplo, dezenas de imóveis alugados, gastando milhões do dinheiro público de forma inútil. A grande conquista da cidade, a ETEC – Escola Técnica Estadual inaugurada no final do ano passado não pode ter as aulas iniciadas ontem, 04 de fevereiro, porque o Governo do Estado expediu um documento relatando que a escola não está em condições de funcionamento, com problemas sérios de segurança, como rachaduras, infiltrações, falta de ponto de água e luz, sem elevadores, etc. O prédio está interditado. Mas como afirmou o prefeito Cezar é o fim da corrupção na história de Santana de Parnaíba, é isto que vai acontecer, mas precisamos que todos sejam fiscalizadores dos atos no município. Precisamos da ajuda de todos nesta luta”, encerra Borelli.

Add a comment

Câmara de Santana de Parnaíba inicia atividades legislativas de 2013

A Câmara Municipal de Santana de Parnaíba realiza na terça-feira, 5, a sua primeira sessão ordinária de 2013. É em fevereiro que se inicia a chamada Sessão Legislativa – período do ano em que os vereadores se reúnem para deliberar sobre os assuntos da cidade conforme previsto na Lei Orgânica do município.

Este ano a Câmara conta com o aumento de quatro vereadores nos seus quadros passando a um total de 15 vereadores, são eles:1. Agnaldo Benites Moreno (Agnaldo Moreno); 2. Amâncio Raimundo de Sousa Neto (Amancio Neto); 3. Ângelo da Silva Souza (Ângelo da Silva); 4. Antonio Marcos Batista Pereira (Marcos o Tonho); 5. Elvis Leonardo Cezar (Elvis Cezar); 6. Evanilson Martins (Nilson Cadeirante); 7. Francisco Miguel Neto (Chiquinho Miguel); 8. Genuíno Antonio de Lima (Gino Mariano); 9. Guilherme da Silva Correia (Guilherme Correia); 10. Régis de Oliveira Salles (Régis Salles) 11. Rogério Vagner Rezende (Dr Rogério); 12. Ronaldo Ascêncio Santos Ferreira (Ronaldo Santos); 13. Sebastião Silveira Nequinho Desanti (Nequinho); 14. Valmir Baptista Damas (Alemão da Banca) e 15. Vicente Augusto da Costa (Vicentão).

As sessões da Câmara Municipal de Santana de Parnaíba ocorrem todas as terças-feiras, a partir das 15h00 e são abertas ao público.

“É muito importante que a população Parnaibana participe da vida política da nossa cidade. Acompanhar as sessões ajuda o cidadão a conhecer melhor as atribuições do vereador”, comenta o presidente da Câmara, Elvis Cezar (PSDB).

Add a comment

Câmara Municipal abriga centenas de pessoas para dar posse a prefeito e novos vereadores

A sessão solene de instalação da legislatura do período de 2013 a 2016, dos poderes: executivo - prefeito e vice-prefeito e legislativo - 15 vereadores, eleitos em 07 de outubro de 2012 aconteceu às 10h do dia 1º de janeiro de 2013 nas instalações da Câmara Municipal de Santana de Parnaíba na presença de centenas de pessoas

Por determinação legal presidiu a sessão de abertura, o vereador e ex-presidente da Casa, Regis de Oliveira Salles, em seguida, foram chamados e empossados os demais 15 vereadores eleitos:

1. Agnaldo Benites Moreno; 2. Amâncio Raimundo de Sousa Neto (Amancio Neto); 3. Ângelo da Silva Souza (Ângelo Silva); 4. Antonio Marcos Batista Pereira (Marcos o Tonho); 5. Elvis Leonardo Cezar; 6. Evanilson Martins (Nilson Cadeirante); 7. Francisco Miguel Neto (Chiquinho Miguel); 8. Genuíno Antonio de Lima (Gino Mariano); 9. Guilherme da Silva Correia; 10. Régis de Oliveira Salles (Régis Salles) 11. Rogério Vagner Rezende (Dr Rogério); 12. Ronaldo Ascêncio Santos Ferreira (Ronaldo Santos); 13. Sebastião Silveira Nequinho Desanti (Nequinho); 14. Valmir Baptista Damas (Alemão da Banca) e 15. Vicente Augusto da Costa (Vicentão).

Em seguida foram chamados para compor a Mesa Diretora a sessão solene o prefeito Antonio da Rocha Marmo Cezar e o vice-prefeito Oswaldo Luiz Oliveira Borelli, acompanhados de suas esposas.

Prestigiaram a sessão o vice-prefeito eleito de Barueri, Dr Jaques Artur Munhoz, comandantes da Polícia Militar e dos Bombeiros, secretários municipais também recém empossados, funcionários públicos, familiares, convidados e imprensa – rádio, televisão, jornais e revistas.

O primeiro ato solene foi a leitura individual de cada membro eleito cujo texto assim foi repetido: “Prometo cumprir a legislatura do meu país. Trabalhar pelo desenvolvimento da cidade e do bem estar do povo. Assim o prometo!”.

Depois de assinados os respectivos documentos de posse, o presidente da Sessão dá início à cerimônia de eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Santana de Parnaíba. Concorreram duas chapas. Venceu por 9 votos a 6, a chapa 1, compostas pelos seguintes vereadores:

Presidente: Elvis Leonardo Cezar. Vice-presidente: Sebastião Silveira Nequinho Desanti (Nequinho) 1º secretário: Guilherme da Silva Correia. 2º secretário: Genuino Antonio de Lima (Gino Mariano).

O primeiro a fazer seu pronunciamento foi o vice-prefeito Oswaldo Borelli. “A democracia impera, a cidade evoluiu. A vida é assim: ganhar e perder... Foi montado um time de primeira linha que representará a cidade dignamente.

A cidade não é deste grupo, nem de outro e sim do povo!!!”, fala o ex-vereador.

Já no discurso do prefeito eleito Antonio da Rocha Marmo Cezar foi ressaltado que esta administração estará voltada para o povo.

“Fui vereador por 8 anos, e só hoje volto a esta Casa, desde 1992.

Erraram muito na cassação do meu filho, o vereador Elvis Cezar, mas o povo pediu que ele voltasse. Afirmo a todos, que eu não tenho inimigo político e sim adversário político e quero agradecer a todos. Se hoje sou prefeito, foi porque o povo quis!!

A partir de agora a prefeitura estará aberta. Serei um prefeito que receberá a todos!!

O prefeito Cezar apresentou ainda o nome de cada secretário empossado para assumir as 26 secretarias municipais, sendo 3 destas ocupadas por mulheres.

O vereador e presidente eleito, Elvis Cezar foi o último a se pronunciar.

“O povo esteve do meu lado o tempo todo. Em cada gesto que sofri como vereador, a população não me abandonou. Fui o vereador mais bem votado na primeira gestão como vereador. Disputei esta eleição sem registro e mesmo assim recebi quase 4 mil votos, o vereador mais votado nestas eleições. Agradeço a minha equipe de trabalho e posso afirmar que a minha situação jurídica foi revertida por causa de Deus!

Não podemos escolher a cidade em que nascemos, mas podemos escolher onde casar, ter os filhos e onde trabalhar. E é isso que vou fazer por Santana de Parnaíba. Vou mostrar quem é honesto e fazer uma gestão limpa para o povo!!

Precisamos dar as mãos pelos nossos filhos. Assim, com a união de todos, haveremos de fazer da cidade de Santana a melhor da região”, conclui Cezar.

A cerimônia de posse foi encerrada pelo vice-presidente da nova Mesa Diretora e determinado pelo prefeito Marmo Cezar como líder do Governo na Câmara Municipal, o vereador Nequinho Desanti.

Assista a cobertura desta sessão e o programa de entrevistas INFORME CÂMARA, exibido todas às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 8h30, no Canal 6 – Legislativo pela TV Alphaville.

Saiba mais: www.camarasantanadeparnaiba.sp.gov.br

Fabíola Sarcinella – Mtb – 1105
Mauro Sérgio Santos – Mtb – 47380

Add a comment

Assine Nossa Newsletter

Seu Email:

Seu Nome:


Quem Curti o ParnaíbaWEB

Login

copyright © 2007 - 2013 - www.parnaibaweb.com.br