Notícias

Pesquisa aponta corrupção maior no mundo e vê ligação com alta do populismo; Brasil cai em ranking

corrupcao

Os níveis crescentes de percepção da corrupção e da desigualdade social criaram um terreno fértil para o aumento do número de políticos populistas em 2016, disse a entidade global Transparência Internacional (TI) nesta quarta-feira, em relatório anual que registra uma queda de três posições do Brasil no ranking dos países avaliados.

Segundo a TI, líderes populistas como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a candidata presidencial francesa Marine Le Pen denunciaram elos entre uma "elite corrupta" e a marginalização da classe trabalhadora com, mas normalmente os partidos antissistema não têm sido capazes de atacar a corrupção quando ocupam o poder, disse o grupo.

"No caso de Donald Trump, os primeiros sinais de uma traição de suas promessas já estão aí", escreveu o chefe de pesquisa da TI, Finn Heinrich, em um blog sobre o relatório da entidade. Ele disse que Trump está falando em "reverter uma legislação anticorrupção essencial e ignorando os conflitos de interesse em potencial que irão exacerbar, e não controlar, a corrupção."

O relatório veio à tona dois dias depois de advogados constitucionais e de ética entrarem com uma ação civil alegando que Trump está "submerso em conflitos de interesse". O presidente refutou as alegações e disse que o processo apresentado pelos Cidadãos pela Responsabilidade e a Ética em Washington "não tem mérito".

BRASIL EM 79º

A TI disse que grandes casos de corrupção, como o esquema investigado pela operação Lava Jato no Brasil, mostram como recursos públicos estão sendo desviadas para beneficiar poucos, alimentando a exclusão social.

A nota do Brasil caiu no índice nos últimos cinco anos devido a uma série de escândalos de corrupção, mas a TI destacou que as autoridades de combate à corrupção começaram a levar à Justiça aqueles antes considerados intocáveis.

O Brasil caiu no ranking de 2016 para o 79° lugar na atualização anual do relatório ante o 76º posto ocupado no ano anterior.

O relatório do grupo disse ainda que o Catar teve a maior queda na confiança em 2016 na esteira de escândalos envolvendo dirigentes da Fifa e relatos de abusos de direitos humanos em obras da Copa do Mundo. A Somália foi a última da lista pelo décimo ano.

A TI disse que o relatório revelou uma corrupção difundida no setor público de todo o mundo. Entre os 176 países avaliados, 69% tiveram menos de 50 pontos na escala de 0 a 100 do índice, no qual 0 assinala "muito corrupto" e 100 "muito limpo". Mais nações regrediram do que avançaram no índice de 2016, apontou a entidade.

Para romper o "círculo vicioso" entre a corrupção e a distribuição desigual de poder e riqueza nas sociedades, afirma a TI, os governos deveriam frear o esquema de 'porta giratória' entre líderes empresariais e autoridades governamentais de alto escalão.

O grupo também pediu controles maiores sobre os bancos e outros negócios que ajudaram a lavar dinheiro e medidas para proibir empresas secretas que ocultam as identidades de seus verdadeiros proprietários.

Add a comment

'Diversas pessoas' são baleadas em aeroporto nos Estados Unidos

tirotei-florida

Responsáveis pelo aeroporto disseram que havia um "incidente" na área de retirada de bagagens do terminal 2.

Ao menos cinco pessoas foram mortas e uma foi presa, segundo a polícia local.

Centenas estão na região observando a movimentação enquanto cada vez mais policiais e ambulâncias chegam ao aeroporto.
Ao menos oito pessoas feridas foram levadas para hospitais da região.

A polícia recebeu uma ligação pouco antes das 13h (16h em Brasília) avisando sobre os disparos.

O ex-secretário de imprensa da Casa Branca Ari Fleisher afirmou no Twitter: "Estou no aeroporto de Fort Lauderdale. Tiros foram disparados. Todos estão correndo".

Uma TV de Miami divulgou fotos que teriam sido tiradas no local. Elas mostram pessoas feridas e médicos prestando os primeiros socorros.

Uma testemunha, John Schlicher, disse a uma TV americana que o atirador era "um homem magro" e estaria usando uma camiseta do filme Guerra nas Estrelas.

O atirador teria sido baleado pela polícia enquanto tentava recarregar sua arma. Ele também não teria dito nada durane o ataque.

 

Fonte: BBC

Add a comment

Menino passa três dias preso no vão entre paredes e ninguém percebe

Um garotinho de 12 anos passou três dias preso no vão entre duas paredes, em área de Oduduwa (Nigéria) e ninguém percebeu.

na-web

Segundo o Metro, Aduragbemi Saka chorou quase todo tempo, na tentativa de chamar atenção, mas acabou ignorado, apesar dos “estranhos sons” que vinham das paredes e que se tornaram assunto entre os vizinhos.

Até que um morador da vizinhança mais preocupado decidiu investigar a fundo. Ele pôs uma escada e conseguiu avistar o menino. Agentes da polícia foram ao local e abriram um buraco em uma das paredes para, finalmente, libertar o garoto.

Aduragbemi estava brincando no local e acabou escorregando. Ele mora com uma das avós, a quem foi entregue sem ferimentos.

 

Fonte: Yahoo

Add a comment

Mergulhadores encontram itens do Império Romano de 1.600 anos em Israel

mergulhadores-encontram-pecas-1600-anosArqueologistas em Israel recuperaram estátuas de bronze e milhares de moedas de um navio mercante que naufragou na costa do Mediterrâneo há 1.600 anos, durante o período Romano.

A Autoridade de Antiquidades de Israel (IAA, na sigla em inglês) informou que dois mergulhadores fizeram a descoberta há várias semanas no antigo porto de Cesareia, no leste do Mediterrâneo.

Mergulhos sucessivos recuperaram itens como um lampião de bronze que tinha a figura do deus Sol, uma figura da deusa Luna, fragmentos de estátuas de bronze, assim como dois conjuntos de milhares de moedas.

A IAA disse que restos de um navio estavam "intactos no fundo do mar" e incluíam âncoras de ferro e fragmentos de jarras usadas pela tripulação para beber água. A localização e distribuição dos fragmentos sugere que o "grande navio mercante levava cargas de metal para reciclagem".

"Uma coleção marinha como esta não foi encontrada em Israel nos últimos 30 anos", disseram Jacob Sharvit e Dror Planer, da Unidade Arqueológica Marinha da IAA em comunicado.

A autoridade disse que a variedade de itens reflete um "período de estabilidade econômica e comercial" no Império Romano e que escavações marinhas anteriores em Cesareia descobriram poucas estátuas de bronze, comparadas com as novas descobertas, que estão em "incrível estado" de preservação.

Add a comment

Homem cuida de filhote de animal misterioso e tem uma bela surpresa

Quando Jeff Longo encontrou um filhote machucado na floresta, decidiu fazer a coisa certa e resgatá-lo.

Jeff pegou o animal do chão e o levou para casa. O filhote era tão frágil e pequeno que era impossível saber o que ele era: um rato, um esquilo, uma topeira?

Muitos disseram para Jeff abandoná-lo pois aquilo poderia virar uma ingrata surpresa. Jeff não ouviu e seguiu em frente, dando amor e carinho ao pequeno.

Esta é a Biscuits. Ela tinha apenas 3 cm quando foi resgatada.

esquilo-001

Depois de levá-la para casa, Jeff passou a cuidar do animal. Ele estava determinado a salvá-la. Mesmo não sabendo que animal era aquele, Jeff continuou dando amor. Até que ela foi crescendo e Jeff descobriu que se tratava de um esquilo.

Homem resgata animal misterioso8

E assim ela foi introduzida para o restante da família. Jeff não economizou tempo e paciência para ganhar sua confiança. E lhe ensinar alguns truques.

Homem resgata animal misterioso9

E agora Jeff e Biscuits são melhores amigos.

Homem resgata animal misterioso10

Add a comment

Veja o antes e depois do garotinho nigeriano Hope

Quem não se lembra do pequeno Hope, um garotinho nigeriano que ficou conhecido mundialmente depois que sua foto viralizou na internet.

hope-001

Na época ele tinha apenas dois anos e foi abandonado por seus pais que achavam que ele era amaldiçoado. Hope foi adotado pela ativista Anja Rinnggren Loven, fundadora da ONG Fundação para o Desenvolvimento e Educação de Crianças Africanas com Aids.

Depois de ser encontrado, Hope foi levado para um hospital, onde recebeu dieta especial e tratamento médico. Hoje o garotinho esta bem melhor e quase irreconhecivel, veja abaixo o antes e o depois.

hope-002

Via: Catraca Livre - Ler artigo completo

Add a comment

Jorge Mario Bergoglio cardeal argentino é escolhido o NOVO PAPA

Igreja Catolica Anuncia Novo PapaO Cardeal Argentino Jorge Mario Bergoglio não estava entre os nomes apontados como favoritos, mas mesmo assim foi escolhido o NOVO PAPA da Igreja Católica, superando nomes como o do cardeal Italiano Angelo Scola e o brasileiro Odilo Scherer.
 
Em seu primeiro pronunciamento o Papa agora chamado de Francisco declarou que parece que seus irmãos cardeais "foram até o fim do mundo" para encontrar o novo papa.
 
Papa Francisco agradeceu Bento 16 pelo seu trabalho à frente da Igreja Católica e pediu que os fiéis rezem a deus por ele, afirmando que o mundo deve iniciar um caminho de amor e fraternidade.
 
O NOVO PAPA Jorge Mario Bergoglio tem 76 anos, é Argentino e será chamado de Francisco.
Add a comment

Assine Nossa Newsletter

Seu Email:

Seu Nome:


Quem Curti o ParnaíbaWEB

Login

copyright © 2007 - 2013 - www.parnaibaweb.com.br