Festa do Cururuquara

Festa do Cururuquara

Festa do Cururuquara em Santana de ParnaíbaA Festa do Cururuquara tem como principal objetivo comemorar e ao mesmo tempo resgatar a história da abolição da escravatura, que aconteceu em 13 de maio de 1888. Desde esta época, a festa vem acontecendo anualmente. Os descendentes dos escravos, que ainda moram no Cururuquara, fazem questão de comemorar a data e resgatar suas raízes, com a apresentação de sambas de roda, que tiveram origem com os seus ancestrais escravos.

Histórico

Tudo começou quando foi assinada a Lei Áurea, no dia 13 de maio de 1888. Felizes com o acontecimento, os escravos de Nhô Bueno foram até a Capela de São Benedito, conhecida como Capela das Palmeiras, para agradecer a liberdade. Segundo a história, os negros permaneceram no local durante quatro dias, dançando, cantando e tocando samba de bumbo. Em louvor ao santo, eles plantaram quatro coqueiros em frente à capela. Desde então, os ex-escravos e seus descendentes passaram a se reunir no mesmo local, todos os anos, para lembrar a data.

Antigamente, a imagem de São Benedito permanecia por um ano na casa de um dos moradores do bairro. E, sempre no dia 13 de maio, os fiéis iam até o local onde o santo estava hospedado e o levava até a Igreja. Depois da missa e das festividades, a imagem seguia em cortejo até a casa de outro morador.

Anos depois, começaram a ser realizadas duas procissões, que se encontravam no meio do caminho e seguiam juntas até a igreja. Com a doação da imagem de Nossa Senhora do Carmo, no final da década de 60, uma das procissões começou a sair da Igreja de São Benedito, com a imagem da santa, e a outra da Capelinha, com a de São Benedito. Quando os cortejos se encontravam, acontecia uma queima de fogos e os seus integrantes retornavam juntos à Igreja, onde era realizada uma missa. Em seguida, era feito o levantamento do mastro, tradicionalmente socado pelos festeiros, por acreditarem que o ato traz bons fluídos. Essa tradição mantém-se até os dias de hoje e é repetida na Festa do Cururuquara todos os anos.

Mais tarde, foram incluídos na festa os violeiros, assim como o leilão de prendas e a quermesse. Com o dinheiro arrecadado nas festas, foi construída a Igreja atrás da centenária Capela de São Benedito, no final da década de 60.

 

 

Blogs e Colunas

Assine Nossa Newsletter

Seu Email:

Seu Nome:


Quem Curti o ParnaíbaWEB

Login

copyright © 2007 - 2013 - www.parnaibaweb.com.br