Pontos Turísticos

Pontos Turísticos

Barragem Edgard de Souza

Barragem Edgar de Souza Santana de ParnaíbaInaugurada em 23 de Setembro de 1901, a Barragem Edgar de Souza foi a primeira usina da "Light" no Brasil e também a primeira hidrelétrica a abastecer São Paulo. Está localizada na Estrada dos Romeiros (Próximo ao Centro Histórico).

Casa da Cultura “Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo”

O sobrado construído por volta do século XVIII A Casa da Cultura “Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo” é um exemplar típico das construções paulistas, com paredes estruturais em taipa de pilão cobertas com telhas capa canal, portas altas e elevado pé direito. Está localizado no Largo da Matriz, nº 19 e 25. É um patrimônio tombado pelo IPHAN em dezembro de 1958 e pelo CONDEPHAAT em maio de 1982.

• Coreto Maestro Bilo
Doado e construído em 1892, com ferros que vieram da Inglaterra, o coreto é um dos mais belos monumentos históricos da cidade. Em 1963, esse monumento foi aterrado, reformado e diminuído em 60cm de altura, preservando seu gradil original e o restante de sua arquitetura. Continua, hoje, sendo palco de apresentações e é considerado o cartão de visitas da cidade, juntamente com a Igreja Matriz, o Casarão e o Museu. Está localizado na Praça 14 de Novembro, ao lado da Igreja Matriz.

• Igreja Matriz
É considerada o marco mais importante do município. De acordo com os registros históricos, em meados de 1560, foi erguida na cidade a primeira capela, dedicada a Santo Antônio. A pequena igreja era feita de pau-a-pique e coberta de folhagens. No ano de 1580, a segunda capela, dedicada a Sant'Ana, foi construída. Em 1610 uma terceira capela foi construída, também por André Fernandes, e, em 1625, foi elevada a Matriz, hoje conhecida como Paróquia de Sant'Ana. A edificação atual data de 1882, e seu estilo é eclético, possuindo piso em canela preta e altares que acompanham a liturgia. É tombada pelo CONDEPHAAT.

Museu Casa do Anhangüera
Casa da Cultura de Santana de ParnaíbaO Museu Casa do Anhangüera é uma residência bandeirista urbana construída na segunda metade do século XVII, em taipa de pilão e taipa de mão, na qual, presume-se, residiu o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva - O Anhangüera. É uma edificação típica das construções do século XVII, representando uma tradição urbana das primitivas moradas paulistas, que mantêm até hoje seu estilo original. Foi transformado no "Museu Histórico e Pedagógico Casa do Anhangüera" durante a semana comemorativa da criação da vila em 14 de novembro de 1962, possuindo grande valor arquitetônico e histórico. Tombada pelo IPHAN, em outubro de 1958, e pelo CONDEPHAAT, em maio de 1982.

Localização: Largo da Matriz, 09 - Centro Histórico
Horário de atendimento: Terça à Sexta, das 08h às 17h.
Sábados e Domingos, das 11h às 17h.
Informações: 4154-2377

Cine Teatro Coronel Raymundo
Inaugurado em fevereiro de 2008, depois de ter ficado fechado por cerca de 20 anos, o Cine Teatro Coronel Raymundo conta com um café, três banheiros (masculino e feminino) e um outro adaptado para portador de necessidades especiais. Há, também, um foyer (espaço para exposições) e uma sala de espetáculo, com capacidade para 200 lugares, que deve ser utilizada para a exibição de filmes, peças teatrais, apresentação de danças e shows musicais.
Localização: Rua Suzana Dias, 300, Centro Histórico
Informações: 4154-4447

• Museu Parnaibano de Música “Benedicto Antônio Pedroso”
O museu reúne diversos objetos antigos como partituras, quadros, fotos, instrumentos musicais e cerca de 120 discos (LP’s e 78 rotações) de diversos cantores. Todo o seu acervo foi doado por moradores de Santana de Parnaíba . O Museu Parnaibano de Música está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 17 horas. No espaço também acontece, mensalmente, o projeto Parnaíba em Seresta e Serenata, o qual promove o encontro dos seresteiros da cidade e convidados. Na seqüência, o grupo sai em seresta pelas ruas do Centro Histórico.

• Centro de Memória e Integração Cultural (CEMIC)
Abriga exposições de arte no espaço “Capitã Bertha Moraes Nérici” e o acervo cultural da cidade. Localizado no Largo da Matriz, 49, no Centro Histórico, o CEMIC funciona de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 11 às 17 horas. Informações: 4154-6251.

• Morro Voturuna
Localizado entre os municípios de Santana e Pirapora do Bom Jesus, também chamado de Morro Negro, era o ponto de partida dos bandeirantes, e núcleo minerador da Capitania de São Vicente. Tombado pelo CONDEPHAAT. Estrada Capela Velha, próximo ao km 6, Bairro: Capela Velha

 

Blogs e Colunas

Assine Nossa Newsletter

Seu Email:

Seu Nome:


Quem Curti o ParnaíbaWEB

Login

copyright © 2007 - 2013 - www.parnaibaweb.com.br