Mais de 2 mil partos por ano poderão ser realizados nas modernas instalações da maternidade, que entra para a história como a primeira da cidade
O dia 1º de agosto ficará marcado na história de Santana de Parnaíba, pois a prefeitura inaugurou a unidade de saúde mais aguardada pela população: a Maternidade Santa Ana. Um grande público compareceu ao local, que fica ao lado do Complexo Hospitalar Santa Ana, para acompanhar a cerimônia de inauguração, que contou com a presença das autoridades regionais e representantes do legislativo para conhecer os ambientes, bem como os profissionais que fazem parte da maternidade.
Localizada no bairro Campo da Vila, entre o Complexo Hospitalar Santana de Parnaíba e o PAM Santa Ana, a maternidade conta com o Centro de Parto Natural, para realização de partos humanizados, e a Unidade Neonatal, destinada ao atendimento de bebês prematuros. A maternidade será administrada por uma OS (Organização Social) que conta com cerca de 50 profissionais da área da saúde, entre médicos ginecologistas obstetras, anestesistas e neonatologistas, contendo toda a estrutura e equipamentos necessários para realização dos procedimentos às gestantes e bebês do município. De acordo com a secretaria responsável, a maternidade terá capacidade para realizar entre 150 a 180 partos de baixo risco por mês, o que totaliza mais de 2 mil partos por ano.
A moradora do bairro Chácara Solar, Jaqueline de Brito, elogiou a estrutura e a prefeitura, “a estrutura ficou excelente e a prefeitura está de parabéns porque a maternidade agora é uma realidade em Santana de Parnaíba e em breve terei meu filho aqui”. Para Cristiane Ferreira, que reside no bairro Refúgio dos Bandeirantes, agora não será preciso sair da cidade para ter os bebês. “Estou muito feliz e espero que eu seja a primeira a ter um bebê aqui na maternidade”, concluiu.
Créditos:
Fotos: Fabiano Martins
Texto: Renato Menezes Mtb 54.101