O Cine Teatro Coronel Raymundo, conhecido também como Cine Parnahyba ou Parnahyba Cinema, foi responsável pelo lazer e pela formação cultural de várias gerações de parnaibanos. A sua criação está ligada a um grupo de teatro amador que, em 1891, fundou a Sociedade Benemérita Recreativa Dramática Particular Parnahybense. Com objetivos culturais, voltados principalmente para as artes cênicas e filantrópicas, a Sociedade revertia sua arrecadação à população carente, aos doentes e, quando necessário, aos funerais dos sócios.
Anos depois, em 1908, com a dissolução da Sociedade, todo o acervo existente e o dinheiro em caixa foram doados para a Santa Casa de Misericórdia. A doação auxiliou na construção do prédio da Santa Casa, em 1909, coordenada pelo Capitão, depois Coronel Raymundo Ignácio da Cruz, membro da diretoria da Santa Casa de Misericórdia, e que foi prefeito da cidade de 1911 a 1913.
Em 1919, o casal Amélia Sant’Anna Leite e Braz da Silva Leite venderam o terreno, onde estava instalado o cinema, para a Santa Casa. Esta por sua vez arrendou o prédio para vários empresários, responsáveis pela exibição dos filmes.
No ano seguinte, 1920, a edificação passou por reformas. E, em maio desse mesmo ano, foi inaugurado o Cine Teatro Coronel Raymundo, cujo patrono havia falecido em 1917.
Em 1926, além do cinema, o espaço abrigava um bilhar e um botequim. Nesse período, eram apresentados filmes mudos, com diversos carretéis, o que fazia com que houvesse de 10 a 12 partes por filme e intervalos para a troca de carretel.