O evento contou com palestrantes, médicos, psicólogos, psicanalistas e psiquiatras de diversas regiões do Estado, que abordaram assuntos referentes a saúde mental para o público presente, formado por equipes das secretarias de saúde e educação, estudantes e moradores. Na ocasião, também foi mostrado o número de suicídios no Brasil com o objetivo de conscientizar os presentes sobre a valorização da vida.
Presente ao Evento, a Presidente Voluntária do Fundo Social de Solidariedade do município Selma Cezar, falou da importância de falar sobre um tema tão presente na sociedade brasileira: "As pessoas devem apoiar causas como essa, porque com uma conversa e mostrar que você está ali para ajudar, uma simples conversa pode ajudar a salvar uma vida", comentou a primeira dama do município parnaibano.
Atualmente a rede de saúde do município dispõe de três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que são: IJ Espaço de Vida, AD Travessia e o Adulto Alvorecer, um Núcleo de Prevenção Acidentes e Violências, além do andamento da construção de mais dois CAPS, que oferecem toda a estrutura e equipes multiprofissionais para atender os pacientes da cidade.
Mania Deweik, uma das palestrantes do evento, falou como essa ação pode ajudar a evitar que pessoas que sofrem de depressão não cheguem a esse ponto crítico: " Eu acho esse evento extremamente importante, pois ajuda a desenvolver ações objetivas, criando situações que ajudem pessoas a evitarem o suicídio." comentou.
Créditos:
Fotos: Fabiano Martins
Texto: Cecília Sobreira
Legenda: Selma Cezar discursa aos participantes na palestra do 2º Fórum de Prevenção ao Suicídio realizado na Arena de Eventos