Você provavelmente chegou até esse artigo porque está com dúvidas se vale ou não a pena criar um site para o seu negócio. Antes de iniciar a leitura, gostaria que você respondesse essa pergunta: Você conhece alguma marca de sucesso que não tem site?
Pois é, não importa o tamanho do seu negócio, ter um site é o primeiro passo para posicionar sua empresa profissionalmente na internet. Se as empresas de sucesso investem em ter um site, então por qual motivo o seu negócio ainda não tem um?
Nesse artigo, vamos falar sobre os benefícios que um site profissional pode oferecer para sua empresa e citar as principais objeções que acabam fazendo com que as pessoas deixem de criar um site.
Vamos falar um pouco sobre a “avenida principal da internet” que é a rede de pesquisas do Google. Você precisa ter o seu “escritório nela”.
Pesquisas recentes mostram que mais de 75% das pessoas pesquisam na internet antes de finalizar uma compra, seja ela online ou offline, dessas pessoas, quase 90% utilizam o Google como principal fonte de pesquisa. Elas querem ter acesso às informações detalhadas dos produtos e serviços, querem saber as opiniões de outros compradores e, é claro, querem saber o preço. Só essa informação já é mais que suficiente para convencer você a criar um site e ranqueá-lo no Google.
Independente do tamanho do seu negócio, segmento ou local, tenha certeza que existem milhares de pessoas buscando informações sobre o seu produto, são compradores em potencial que estão deixando de fazer negócio com você para fazerem com o seu concorrente que possui um site.
Vamos ver as principais objeções que acabam fazendo com que as pessoas deixem de criar um site para seus negócios.
1 - “Já tenho Facebook, não preciso de um site”
Esse é um argumento equivocado que acaba fazendo com que as pessoas que tenham um negócio não invistam na criação de um site. Ter uma página no Facebook é importante e essencial, mas a existência de um não substitui a do outro. Construir o seu negócio baseado apenas no Facebook ou em outra rede social é o mesmo que construir sua casa no terreno do vizinho. Você vai ficar “morando” ali seguindo as regras ditadas por ele. As regras das redes sociais mudam constantemente e o seu negócio não pode depender delas. Lembra do Orkut e MSN? O Orkut já foi a maior rede social do mundo e de um dia para o outro caiu em desuso até que o seu proprietário, a Google, acabou tirando ela do ar. O mesmo aconteceu com o MSN, essa era a principal ferramenta de contatos da época, seu encerramento é sentido até os dias de hoje. Tenha as redes sociais como aliadas, mas nunca como canal principal da sua empresa.
Em nossas ações de marketing temos usado as redes sociais como ferramentas adicionais. todas as ações realizadas têm como objetivo principal gerar engajamento e direcionar o tráfego para o site, pois sabemos, que é nele que iremos apresentar nossos produtos com detalhes, capturar os leads e gerar novos contatos.
02 - “Não vendo pela internet. Por que devo ter um site?”
Mesmo que você não faça vendas diretas pela internet, certamente você vai precisar ter um site para apresentar sua empresa e os seus serviços. Como falamos no início deste artigo, a maioria das pessoas utilizam o Google para pesquisar produtos e serviços que resolvam um determinado problema, são pessoas em busca de uma “lavanderia em São Paulo”, “Floricultura em Alphaville”, “Advogado em Campinas” ou “Dermatologia em Cajamar”. Independente do segmento, a empresa que aparecer nos resultados e apresentar um site bem estruturado com todas as informações necessárias para atender essas pessoas, com certeza vai acabar transmitindo uma boa impressão e maior credibilidade.
O site da sua empresa deve ser tratado como o seu principal canal de comunicação, ele é o seu escritório na principal avenida da internet que é o Google, onde milhares de pessoas “passam” diariamente.
03 - “Meu negócio ainda é pequeno, estou começando agora, por que preciso ter um site?”
Independente do tamanho do seu negócio, ter um site é o caminho mais rápido e barato para que ele seja encontrado na internet. Esse é um passo fundamental e quase que obrigatório para você implantar estratégias eficientes de marketing digital.
O marketing tradicional (criação de panfletos, faixas, anúncios em revistas e outdoors) exige um investimento alto para que possa dar resultados. Ao contrário disso, com um investimento baixo em marketing digital, já é possível ter grandes resultados. Outra grande vantagem do marketing digital é a possibilidade de avaliar os resultados das ações realizadas e direcionar os recursos disponíveis de maneira mais efetiva e inteligente.
Agora que você já viu as principais objeções que acabam fazendo com que as pessoas deixem de criar um site para o seu negócio, vejamos uma lista com os 10 principais motivos para você criar um site para o seu negócio:
☑ Seu negócio funcionando 24 horas
Ter um site é o mesmo que ter o seu negócio aberto 24 horas por dia, durante os 365 dias do ano. Imagine seu site gerando contatos durante a madrugada, finais de semana e feriados. Não seria ótimo?;
☑ Credibilidade e profissionalismo
Um site bem estruturado passa a sensação de que a empresa se importa com a qualidade do produto e do atendimento. Transmite confiança, credibilidade e profissionalismo ao cliente (emoções que influenciam na compra do seu produto).
☑ Baixo investimento
Um site profissional com todos os recursos necessários para se posicionar como referência na internet custa pouco, principalmente quando comparado a ações de marketing offline, como criação de panfletos, banners, anúncios em revista, televisão e outdoors. Além do baixo investimento o alcance é infinitamente maior.
A Marketing Digital Express, por exemplo, oferece um projeto de baixíssimo custo, onde o empreendedor pode ter um site excelente com um investimento inicial de R$97 por mês. Vale a pena dar uma olhada, centenas de empresas já estão se beneficiando com esse projeto. [CLIQUE AQUI]
☑ Posicionamento
Um site bem estruturado agrega valor ao negócio e pode passar a impressão de que uma empresa é maior do que ela realmente é. Isso, naturalmente, gera credibilidade e permite posicionar empresas provavelmente até menores que a sua como referência no segmento delas.
☑ Derrubando barreiras
Talvez uma das maiores barreiras que impedem o seu negócio de expandir seja a barreira geográfica. Muitas vezes é difícil para um pequeno negócio divulgar seus produtos para a cidade vizinha… agora imagine vender para o estado ou país inteiro! Na internet essa barreira não existe e, através de um site, é possível que o seu negócio seja encontrado em qualquer lugar do planeta. Na internet não existem barreiras e através dela o seu produto pode alcançar novos mercados com uma audiência de milhares de pessoas.
☑ Sua marca reconhecida
Construir uma marca forte exige tempo, dinheiro e um grande esforço. Através da Internet é possível encurtar este caminho. Para isso, você precisa ter um site profissional que seja de fácil navegação, proporcionando uma experiência positiva para o cliente e que entregue informações relevantes sobre o seu produto.
☑ Sua empresa na palma da mão do seu cliente
Diferente dos materiais impressos ou offline, ter um site permite estar na mão do seu cliente a qualquer momento necessário. Hoje mais de 80% dos acessos na internet são realizados através dos smartphones. Com um site responsivo o seu negócio pode ser acessado por esse público em qualquer lugar e hora do dia.
☑ Relacionamento e vendas
A partir do momento que você tem um site com todas as informações do seu negócio, fica muito mais ágil se relacionar e vender para o seu cliente. Um site rico em informações faz com que as pessoas tenham acesso a características valiosas sobre o seu produto ou serviço. É como se você tivesse um vendedor explicando os detalhes e esclarecendo as dúvidas das pessoas, esse processo faz com que apenas as pessoas realmente interessadas entrem em contato com o setor de vendas. O relacionamento com o seu cliente se torna mais sólido e o atendimento mais rápido e eficaz.
O site também permite incorporar ferramentas de atendimento mais dinâmicas, como chats online e conexão direta com o WhatsApp de vendas.
☑ Mais economia e eficiência
Tendo um site como o principal canal de comunicação e vendas da sua empresa, permite que você crie campanhas de anúncios mais assertivas. Você poderá, por exemplo, criar uma campanha no Google que tenha como objetivo levar o público alvo para uma página elaborada com informações mais ricas e detalhadas sobre um produto ou serviço. Você também pode direcionar as pessoas que estão no Facebook e Instagram para a página dentro do seu site. Isso pode ser feito através de publicações orgânicas em sua fanpage ou através de anúncios pagos publicados com o gerenciador de anúncios do Facebook.
☑ Captura de dados
Capturar dados e criar listas de relacionamento ainda é a melhor estratégia para promover um aumento em vendas.
Imagine criar uma página especial dentro do seu site, onde as pessoas poderão preencher um formulário com seus dados e preferências em troca de algum benefício, seja ele um desconto, um brinde ou conteúdo exclusivo.
As informações capturadas poderão ser usadas de várias maneiras, só depende do tipo de estratégia adotada. Você pode, por exemplo, disparar campanhas de email marketing com ofertas específicas para essas pessoas. Outra opção é utilizar esses dados coletados para refinar seus produtos e serviços ou potencializar suas ações de marketing com dados mais precisos e eficientes.
Conclusão
Ter um site próprio é uma obrigação de qualquer negócio que queira ter sucesso através da internet. Esse é o canal que irá transmitir credibilidade e profissionalismo para as pessoas que estão procurando os seus serviços. Além disso, é o canal que vai posicionar sua empresa no Google e permitir que o seu negócio alcance mais pessoas e se relacione com elas de maneira profissional.
Espero que você tenha entendido a importância de ter um site próprio para o seu negócio.
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