O globo rural publicou hoje (26) detalhes sobre um grupo que, se organizando via whatsapp, contratou serviços para desmatamento e ateamento de queimadas em uma reserva florestal no Pará.
O "Dia do fogo"; nome dado ao grupo com 80 integrantes, tinha como principal objetivo incendiar, no dia 10 de Agosto, áreas de matas desocupadas fazendo com que o fogo avançasse sobre a Floresta Nacional do Jamanxim, uma reserva de 1,3 milhão de hectares com rica biodiversidade e, posteriormente, se alastrasse sobre áreas de conflitos agrários na Amazônia.
Para o plano, foram contratados motoqueiros para atear fogo na vegetação dos acostamentos ás margens da BR-163. A vegetação seca devido ao período do ano torna-se um material de fácil combustão. A fumaça se misturou com outra vinda de dentro da Floresta Nacional do Jamanxim, área de proteção ambiental visada por grileiros e garimpeiros da região e sempre ameaçada pela exploração predatória de grupos irregulares instalados nas proximidades do local.
Veja matéria completa no site oficial do Globo Rual. Clique no link: https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Sustentabilidade/noticia/2019/08/grupo-no-whatsapp-contratou-motoqueiros-e-motosserras-para-desmatar-e-incendiar-floresta.html